Papel de parede: como escolher, dicas

O papel de parede é um tipo de revestimento capaz de modernizar a decoração da casa. Ele pode ser aplicado no espaço vertical de…

O papel de parede com linhas verticais causa a impressão do ambiente ser mais alto

O papel de parede é um tipo de revestimento capaz de modernizar a decoração da casa. Ele pode ser aplicado no espaço vertical de diversos ambientes, incluindo sala, cozinha, quarto, banheiro e hall de entrada. Apesar da variedade expressiva de cores, texturas e padrões, é necessário tomar alguns cuidados para escolher o papel de parede ideal.

Há alguns séculos, o papel de parede começou a ser usado nas residências mais nobres da Europa como um sinal de elegância e status. No entanto, o material também já esteve em decadência até pouco tempo atrás, quando outras formas de acabamento foram ganhando a preferência dos ocidentais. O resgate ocorreu novamente no século XXI, quando as casas passaram a explorar novamente a versatilidade do papel de parede.

Prático e surpreendente, o papel de parede faz uma perfeita cobertura das superfícies verticais e transforma o visual da casa. O material é charmoso, capaz de acrescentar um toque de personalidade a cada espaço e contribuir com a questão da identidade. É importante lembrar que, dependendo da forma como o revestimento é usado, ele cria sensações e efeitos nos ambientes.

Dicas para decorar com papel de parede

Quarto infantil decorado com papel de parede

• Para que o ambiente pareça maior, é recomendado usar um papel de parede claro e neutro. Caso o objetivo seja usar um tipo de estampa, então vale trabalhar com riscas, verticais para aumentar altura ou horizontais para causar a impressão de a área ser mais larga.

• O papel de parede dotado de cores quentes e desenhos pequenos ajuda a tornar um ambiente mais íntimo.

• Um papel de parede mais grosso e pesado é uma ótima opção para disfarçar as imperfeições do antigo revestimento.

Leia Também:  Papel de Parede Para Apartamento

• As estampas grandes costumam causar a impressão de o espaço ser menor, por isso muito cuidado ao usá-las nas paredes de cômodos que já são pequenos.

Como escolher papel de parede

O papel de parede claro e com desenhos de borboletas leva romantismo ao ambiente

A escolha do papel de parede depende muito da proposta da decoração. O morador terá que levar em conta suas preferências para determinar as principais cores, padronagem e possível textura do material que vai revestir uma divisão da casa.

Antes de comprar um rolo de papel de parede e demais elementos para a aplicação, é importante elaborar um planejamento e até fazer testes para ter uma noção dos resultados. Neste primeiro momento, é possível determinar quais paredes serão decoradas com as estampas do novo revestimento, sempre buscando o equilíbrio e a harmonia para não ter surpresas desagradáveis no fim da reforma.

Tendo em mente o estilo da decoração do cômodo, o morador tem condições de definir o tipo de estampa que será trabalhada nas paredes: retrô, moderna, romântica, clássica, divertida, entre outros. Caso os móveis já tenham sido escolhidos, o papel de parede precisa seguir o mesmo conceito.

Outro aspecto precisa ser levado em conta na hora de escolher o modelo de papel de parede, trata-se da qualidade. O material só vai funcionar como um bom revestimento se ele apresentar conforto, durabilidade e fácil limpeza.

 

Top