Palavras criadas na novela Saramandaia

Palavras criadas na novela Saramandaia

A novela “Saramandaia” foi ao ar pela primeira vez em 1976, e causou revolta de alguns intelectuais por conter em sua trama muitas palavras…

Por Editorial MDT em 08/07/2013

A novela “Saramandaia” foi ao ar pela primeira vez em 1976, e causou revolta de alguns intelectuais por conter em sua trama muitas palavras criadas especialmente para deixar a história mais interessante e engraçada. A aposta central da trama na versão atual, de autoria de Ricardo Linhares, é justamente esse linguajar do autor original o que fez com que o enredo chamasse atenção desde o primeiro capítulo. Saramandaia não vai ao ar todos os dias como as outras novelas da Globo, somente de terça a sexta.

A novela Saamandaia conta com muitas palavras novas em seu enredo. (Foto: Divulgação)

O enredo original da novela Saramandaia se passa no sertão nordestino, já a adaptação atual não se sabe onde é, ou seja, o local é fictício. Tudo em Saramandaia é diferente, as pessoas, os locais e nessa onda também a maneira de falar. Dona Redonda, interpretada por Vera Holtz, é uma das personagens mais engraçadas, ela usa com muita frequência o termo “desapetrechada” ao se referir a sua geladeira vazia, ela quer na verdade dizer que está sem alimentos.

Dona redonda uma das personagens mais importantes da trama. (Foto: Divulgação)

Dicionário da Novela Saramandaia

Para você que não acompanhou todos os capítulos, ou mesmo se sente um pouquinho perdido com relação ao significado das palavras que causam muita estranheza, confira abaixo a lista com as palavras criadas na novela Saramandaia:

Admirância – admiração

Apressamento – pressa

Aindamente – ainda

Avistamento – compromisso

Bobice – bobagem

Decisório – decisivo

Desaforenta – desaforada

Desapetrechada –  sem mantimentos, sem comida

Desengordar – emagrecer

Desmemoriamento; desmemoriento – perder a memória; desmemoriado

Desmudar – mudar de novo

Desperdiçamento – desperdício

Desrespeitamento – desrespeito

Deverasmente – deveras

Emergenciamento – emergência

Encachacista – encachaçado

Ingratitude – ingratidão

Mesmamente – mesmo

Mexericância – mexerico

Pecadismo – pecado

Prafentemente – futuro

Pratrasmente – passado

Providenciamentos – providências

Segundamente – em segundo lugar

Treschapada – surpresa

Outros personagens da novela Saramandaia. (Foto: Divulgação)

Sobre Saramandaia

Como já dissemos a novela conta com coisas muito diferentes do real, que podem causar estranhamento por parte do telespectador. A trama se passa na cidade de Bole-Bole, que conta com muitos segredos tanto da parte dos habitantes como também da própria cidade. Alguns moradores querem que o nome da cidade mude para Saramandaia, enquanto que outros não aceitam a mudança. Isso acaba desencadeando uma briga política onde os moradores tradicionalistas brigam para manter o nome da cidade. Além disso também vale ressaltar a briga entre as famílias Vilar e Rosado que atravessa gerações.

Acompanhe os próximos capítulos da novela para rir, e também conhecer outras palavras que podem surgir. Deixe seu comentário com mais palavras que você descobrir e queira compartilhar conosco.

Top