Outsourcing de TI: entenda mais e diminua os custos da sua empresa

Wagner Santos 01/10/2021 Serviços

Já ouviu falar em Outsourcing de TI? Sabe o que é como as empresas aplicam em seu trabalho? O Outsourcing de TI é um método de terceirização, onde uma empresa faz a contratação de outra empresa para realizar uma determinada função ou tarefa. 

Outsourcing de TI

O que é o Outsourcing de TI.

Esse método de terceirização é realizado a partir da transferência de uma tarefa, uma parte ou toda uma área de TI para outra empresa ou fornecedor.

Esse é um método que visa diminuir as equipes de uma empresa como também é muito usado para contar com recursos e outros parceiros capacitados e especializados, enquanto todo o resto da equipe atua realizando todos os projetos mais importantes da empresa. 

Esse método realiza o envolvimento de diversos recursos tecnológicos e humanos, para fazer todo o gerenciamento da infraestrutura de TI da empresa. 

Para que a empresa consiga se manter em pé, é preciso que os serviços tecnológicos da empresa, como o sistema, as telecomunicações e a infraestrutura estejam em perfeitas condições de funcionamento. 

Quais são os tipos de serviços que podem ser terceirizados? A seguir você verá uma lista completa com esses serviços:

  • Data center
  • Telefonia
  • Correio eletrônico corporativo
  • Manutenção de computadores
  • Redes
  • Segurança da informação
  • Gerenciamento e atualização de sistemas
  • Suporte técnico
  • Manutenção e programação de sistemas
  • Suporte técnico
  • Manutenção de hardware

As maiores tendências de mercado e as oportunidades como, por exemplo, a computação em nuvem e os mais novos tipos de negócio são ferramentas que estão colaborando e muito para o crescimento dessa prática.

Vantagens do Outsourcing de TI e por que devo contratar esse método? 

Sabe quais são as maiores vantagens encontradas em contratar esse método? Caso ainda não saibam veja agora no Blog Mestres da Web todas as vantagens que o Outsourcing de TI, proporciona para as empresas, assim você verá os maiores motivos para contratar esse método:

Mais rapidez na resolução de demandas

Conseguir resolver os problemas com maior agilidade é apenas uma das várias vantagens encontradas nesse método. 

O serviço prestado pela empresa contratada é capacitado e especializado para que sua equipe de TI não precise se deslocar para resolver qualquer tipo de problema. 

Diminuição das falhas operacionais.

Claro que vira e mexe uma falha pode ocorrer, não é mesmo? Porém, contando com uma empresa ou fornecedor capacitado e toda uma boa estrutura física e tecnológica para sua empresa, os possíveis erros e falhas podem ser resolvidos antes mesmo de acontecer!

Assim, qualquer tipo de ocorrência ou problema que poderia seriamente ser prejudicial à sua operação, é descartado.

Custo benefício

Um setor de Tecnologia da Informação com profissionais especializados e capacitados para atuar na área é uma necessidade de qualquer tipo de empresa, seja ela grande, média ou pequena. 

Como isso precisa de investimentos na empresa, como nas manutenções de aparelhos, nos profissionais e nas infraestruturas, investir no método de Outsourcing é uma boa opção para um maior custo benefício.

Sem contar com esse método, o custo benefício e certeiro, já que com ele, você consegue abrir sua mente para contar com mais clareza sobre o destino do investimento e poderá ter maior controle dos custos. 

Maior qualidade nas entregas.

Como a contratação de uma empresa parceira conta com profissionais capacitados e experientes para conseguir lidar com toda a demanda, você conseguirá uma maior qualidade nessa parte, de maneira ágil e certeira. 

Assim, você consegue maior qualidade em sua empresa, na percepção de seu usuário interno e principalmente na competitividade de seu negócio. 

Segurança de informações.

Ao contar com um sistema de TI com qualidade e especializado, você consegue fazer com que o sistema de computadores torne-se mais seguro, contando com um sistema mais seguro.

A empresa que contrata esse serviço também pode contar com total apoio para ter proteção individual em seus equipamentos e estrutura global da empresa, principalmente para os profissionais que atuam no modelo de trabalho remoto ou fora de seu ambiente. 

Padronização

Padronizar esse tipo de ambiente garante um atendimento de maior qualidade e eficácia, já que os equipamentos padronizados proporcionam uma manutenção certeira.

Sem contar que você ainda pode realizar uma clonagem do disco rígido, conseguindo então fazer a recuperação de informações importantes caso aconteça algum tipo de equívoco ou falha no sistema.

Essa padronização também previne que a incompatibilidade entre um “software” e hardware aconteça. 

Conseguiu entender melhor sobre esse método  e quais são as suas vantagens? Espero que sim! Que tal adicionar esse método em sua empresa? Não seria uma má ideia! 

Gostou deste artigo? Conseguiu sanar as suas dúvidas sobre esse método? Torço para que sim, já que esse artigo sobre Outsourcing de TI, foi elaborado com muito carinho para você leitor! Visite nosso site e encontre mais conteúdos desse tipo!

Outros artigos

Tratamento para reumatismo

18/03/2013

Tratamento para reumatismo

Muito se ouve falar sobre o reumatismo, porém poucas pessoas conhecem o seu real significado. Isso porque o conceito sobre essa doença vem mudando conforme as novas ...

Carmen Steffens coleção 2012

03/01/2012

Carmen Steffens coleção 2012

[caption id="attachment_369907" align="aligncenter" width="500" caption="A Carmen Steffens veio para facilitar a vida da mulher moderna."][/caption] Toda mulher g...