Os tipos de pele e seus cuidados

Conheça os tipos de pele e os cuidados específicos para cada uma delas. Pele Sensível: A pele sensível exige cuidados redobrados, pois é bastante…

Conheça os tipos de pele e os cuidados específicos para cada uma delas.

Pele Sensível:

A pele sensível exige cuidados redobrados, pois é bastante fina frágil e delicada. Tem pouquíssima oleosidade e, por isso adquire aparência áspera. Outra característica  comum neste tipo de pele é a irritabilidade. Ou seja, a mesma é muito sensível às mudanças climáticas e ao uso de cosméticos. Geralmente desenvolvem vermelhidão, ardor ou até mesmo manchas.

Cuidados importantes:

Durante a limpeza, utilizar apenas sabonetes específicos para peles sensíveis e na hora de secar a pele, use a toalha mais de forma bastante delicada.

Importante:  Não é recomendado usar esfoliante, porém, se você optar em usá-lo é importante não esfregar com força.

Tônico facial somente se o mesmo não conter álcool e a hidratação deverá ser feita somente com produtos especiais.

Cuidados logo pela manhã:

  • Limpe bem a pele com um fluido de limpeza
  • Passe o hidratante para o rosto.
  • Aplique filtro solar de fórmula leve.

Cuidados à noite:

  • Limpe bem a pele com um fluido de limpeza
  • Passe hidratante à base d´água.

Utilize sempre produtos específicos para pele sensível.

Dicas para peles sensíveis:

  • Durante a maquiagem prefira o pó fácil e mineral
  • Evite cosméticos resistente a água.
  • Não utilize cosméticos vencidos.
  • Cuidado com o protetor solar.

Pele seca:

A pele seca é bastante comum nos climas tropicais. Esse tipo de pele é seca, opaca, fina e sensível. Apresenta – também – uma aparência áspera, sem brilho e de pouca elasticidade.

Dentre as causas da pele seca estão a pouca atividade das glândulas sebáceas e condições ambientais. Pessoas com esse tipo de pele tem grande tendência a desenvolver rugas.

Cuidados importantes:

Na hora da limpeza, evite ao máximo usar sabonetes comuns. Dê preferência aos sabonetes hidratantes com óleos, específicos para pele seca.

Continuar Lendo  Aplicação de unhas postiças: passo a passo

Tenha preferência por tônicos para pele seca e hipótese alguma utilize loções à base de álcool ou adstringente. Na hora de hidratar, use e abuse de hidratante na forma de cremes.

Importante: Não se esqueça do protetor solar. O mesmo previne o aparecimento das famosas rugas.

Pele Oleosa:

A pele oleosa produz maior quantidade de secreção sebácea, apresentando uma característica mais espessa, brilhante e úmida.

O motivo para que ela seja oleosa é a própria herança genética. Porém, existem outros fatores que podem contribuir para o excesso de oleosidade tais como: excesso de sol, stress, alimentação inadequada etc.

Poros Dilatados:

Um dos maiores problemas das peles oleosas são os poros dilatados. Eles tiram a uniformidade da própria pele dando um aspecto brilhante ao rosto. Além disso, a oleosidade também contribui para formação de acne, cravos e espinhas.

Cuidados importantes:

Limpeza:

A pele oleosa precisa ser limpa pelo menos 2 vezes ao dia. Lave com água fria ou morna, utilizando sempre sabonetes específicos para pele oleosa.

Esfoliação:

Esse procedimento tem a função de retirar as células mortas, sujeira acumulada e resíduo de sebo na pele. Uma ótima recomendação para as pessoas que tem pele oleosa.

Tonificação:

A tonificação é uma etapa muito importante no processo de limpeza das peles oleosas, pois as loções tendem a equilibrar o pH da pele.

Hidratação:

Na hora de hidratar, escolha sempre produtos não-oleosos e que não causem a obstrução dos poros.

Proteção Solar:

Utilize hidratantes especiais e especifico para esse tipo de pele. Dê preferência aos loções que possuem filtros anti-UVA/UVB em sua composição.

Pele Normal:

A pele normal tem textura suave, delicada e saudável. Apresenta um tônus adequado quanto à elasticidade.

Continuar Lendo  Ferro de Passar – Como Limpá-lo Adequadamente

Os poros desse tipo de pele são pequenos, finos e pouco visíveis. Ou seja, aparecem sempre no mesmo tom da pele, deixando assim a pele bonita, com brilho bastante natural. É um tipo de pele que todos nós gostaríamos de ter, contudo é importante manter certos cuidados para que a mesma não tende a se tornar seca.

Pele Mista:

A pele mista possui oleosidade excessiva na chamada zona T ( testa, nariz e queixo). Nesta região, os poros apresentam uma maior dilatação, diferentemente do restante do rosto, onde a pele apresenta característica de desidratação.

Esse tipo de pele apresenta também um desequilíbrio na hidratação e produção de glândulas sebáceas.

Importante: Em certas regiões, principalmente regiões secas, é necessário um cuidado maior com relação à hidratação.

Top