quarta-feira, 10 de agosto de 2022 - 10/08/2022 21:31:19
MundodasTribos

Ao construir ou reformar uma casa, é comum surgirem dúvidas sobre qual modelo de porta combina com a estrutura residencial. Existem muitas opções a venda no mercado, que levam em conta as necessidades dos ambientes internos e externo.

O tipo de porta escolhido precisa ser condizente com a proposta do projeto, além de combinar com os demais elementos, como é o caso das janelas. Para não se arrepender da aquisição, o proprietário do imóvel deve considerar qual a importância da porta na residência, as dimensões corretas da abertura e a estética que se deseja obter com o produto.

A porta não contribui apenas com o efeito visual da casa, ela também influencia na segurança e na privacidade do imóvel. Desta forma, é muito importante avaliar a qualidade do material antes de comprar uma porta, certificando-se da resistência e durabilidade.

Quando a porta for instalada em um lugar que dá acesso a área externa, ela precisa ser ainda mais resistente para suportar as ações do sol, vento e chuva, sem sofrer danos. No caso da porta interna, ela tem liberdade para apresentar um acabamento mais bonito e com efeitos que contribuem com a decoração.

Um aspecto que deve ser considerado na hora de escolher a porta é o material de fabricação. Normalmente as portas são feitas de madeira, aço, PVC, vidro e alumínio. A matéria-prima usada acaba influenciando nas características da peça, como flexibilidade, resistência ao tempo e conforto térmico.

O design também merece consideração na escolha, por isso avalie se a casa combina com um modelo de porta de correr, sanfonada, pivolante, camarão, entre outros.

O que este artigo aborda:

Modelos de portas residenciais

Confira a seguir os principais tipos de portas e suas características de acordo com o material de fabricação:

Porta Camarão: Uma ótima opção para quem deseja algo diferente para sua casa. Uma das vantagens da porta camarão é que ela ocupa menos espaço pelo fato da sua abertura, a porta abre e suas camadas ficam alinhadas.

porta camarao

 

Porta de madeira maciça: pode ser usada tanto na parte externa como interna, sendo capaz de proteger a residência. Sua estética normalmente é trabalhada, deixando a peça mais charmosa e sofisticada.

porta de madeira maciça

Porta de alumínio: flexível e moderna, a peça garante várias vantagens aos moradores. Ela resiste à corrosão, sobretudo quando recebe o banho de anodização. O material não possui muita resistência a impacto e nem favorece tanto a questão do isolamento, térmico ou acústico.

porta de alumínio preta

Porta de aço: apresenta durabilidade, resistência ao tempo e fácil manutenção.

porta de aço preta

Porta de vidro temperado: garante maior claridade dentro de casa e combina com a proposta da decoração contemporânea. Com design arrojado, a peça explora principalmente a sua transparência para deixar o imóvel mais charmoso e sofisticado.

porta de vidro temperado

Porta de PVC: apresenta normalmente uma estética bonita, que segue o gosto do cliente. Sua estrutura é constituída de aço, o que garante mais resistência. Ao adotar uma porta de PVC em casa, obtém-se um ótimo isolamento acústico e térmico.

porta de pvc

O conteúdo "Os principais tipos de portas" foi feito por Isabella Moretti e distribuído por MundodasTribos na categoria Decoração em . Conteúdo atualizado em .

Isabella Moretti

Publicitária, pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais. É também empresária e CEO & Founder do ViaCarreira

1

Pode ser do seu interesse

Projeto de Lareira de Alvenaria

Projeto de Lareira de Alvenaria

Sites de troca de móveis

Sites de troca de móveis

Plantas para usar em apartamentos com pouca luz

Plantas para usar em apartamentos com pouca luz

MDF na decoração – como usar, dicas, fotos

MDF na decoração – como usar, dicas, fotos

Caminhos no Jardim Como Fazer

Caminhos no Jardim Como Fazer

Decoração para quarto de bebe simples: fotos

Decoração para quarto de bebe simples: fotos