Além dos desfiles das escolas de samba, que acontecem no Sambódromo do Anhembi, quem passa o carnaval em São Paulo possui ainda diversas outras opções para se divertir durante o período de folia.
Entre essas alternativas estão os tradicionais blocos de rua, que fazem parte das origens do carnaval nacional e desde as primeiras festividades registradas no país sempre estiveram presentes, desfilando pelas ruas com várias pessoas fantasiadas.
No caso dos blocos de carnaval de São Paulo, os mais organizados e estruturados começaram a surgir ainda na primeira metade do século XX, levando para as ruas da capital paulista muita animação e alegria, tocando várias marchinhas de carnaval e arrastando milhares de pessoas por onde passavam.
O que este artigo aborda:
Alguns dos principais blocos carnavalescos de São Paulo
Não faltam opções de blocos carnavalescos para animar algumas das principais regiões da capital paulista durante a folia, como a Barra Funda, Consolação, Tremembé, Bixiga, Bela Vista, Cambuci, Santana e Butantã.
Como a programação dos blocos SP 2014 ainda não foi divulgada, listamos a seguir alguns dos principais blocos de carnaval de São Paulo (e também algumas bandas), que desfilaram nos últimos anos.
– Bloco Barracão da Folia
– Banda Bantantã
– Bloco Unidos do Abaeté
– Bloco dos Esfarrapados
– Bloco Vai Quem Quer
– Bloco Cordão Cecília
– Bloco João Capota na Alves
– Banda Grande Família
– Banda Redonda
– Banda do Fuxico
– Bloco da Ressaca
– Bloco Classe A
– Bloco UMES Caras Pintadas
– Banda do Trem Elétrico
– Banda Grone’s
– Bloco Saci da Bixiga
– Bloco Nóis Trupica Mais Não Cai
Outras informações
Uma boa dica para saber mais a respeito dos blocos de carnaval SP, como os locais por onde eles costumam desfilar, as datas e os horários das concentrações, é ficar atento à fanpage da ABASP, Associação das Bandas/Blocos Carnavalescas de São Paulo.
Juntamente com a Prefeitura de São Paulo, a São Paulo Turismo (SPTuris) e outras autoridades, a entidade é a responsável por definir a programação oficial dos blocos carnavalescos da capital paulista.
Para acompanhar os desfiles basta ter muita animação e disposição, já que a folia de rua é um evento gratuito.