Os insetos comestíveis mais consumidos no mundo

Os insetos comestíveis mais consumidos no mundo

Os insetos são alternativas de alimento para muitos animais e, por incrível que pareça, também para os seres humanos. A Organização da Alimentação e…

Por Paulo Lima em 27/05/2013

Os insetos são alternativas de alimento para muitos animais e, por incrível que pareça, também para os seres humanos. A Organização da Alimentação e da Agricultura defende que os insetos são opções promissoras à carne e que conferem muito mais vantagens para a saúde e para o meio ambiente.  Por isso, para você que tem curiosidade, saiba mais sobre os insetos comestíveis mais consumidos no mundo:

Veja quais são os insetos que fazem parte da culinária de diversos países (Foto: Divulgação)

Os insetos mais consumidos no mundo

Muitas pessoas já mudam o seu humor quando o assunto é insetos. Afinal, com sua aparência estranha e gosmenta, é muito improvável que nos arrisquemos a chegar perto, quanto menos ainda experimentar algum deles. Entretanto, várias culturas já classificaram estes pequenos animais como verdadeiras especiarias, visto que conferem sabores muito diferenciados aos pratos. O inseto comestível mais consumido do mundo é o besouro, seguido pelas espécies abaixo:

  • Lagartas;
  • Abelhas;
  • Escorpiões;
  • Vespas;
  • Formigas e ovos de formigas;
  • Larvas de palmeira e de vespa;
  • Libélulas;
  • Cupins;
  • Mandorovás;
  • Cigarras;
  • Casulo de bicho-da-seda.

O besouro é o inseto mais consumido no mundo (Foto: Divulgação)

De acordo com os apreciadores desta iguaria, o sabor de cada inseto não é diferente de muitas outras coisas que já tenhamos provado. Há quem diga que o gosto do escorpião remete ao camarão com casca e os outros insetos tenham um sabor parecido com os frutos do mar. Alguns insetos como as formigas e as larvas já são mais adocicadas, podendo ser acrescentadas aos pratos doces.

Confira algumas fotos curiosas de insetos.

Os insetos comestíveis e o futuro

Segundo dados oficiais da ONU, se o crescimento populacional e o consumo de carne continuarem aumentando, fatores estes que já são um grande problema para o mundo atual, é possível que dentro de pouco tempo já não haja mais a possibilidade de vida na Terra. Neste mesmo contexto, para as pessoas que ainda não conseguiram largar a carne bovina e os alimentos que contribuem para o fim de nossa própria espécie, os insetos acabam se tornando uma alternativa viável e com muitos nutrientes e menores efeitos colaterais.

Os insetos são alternativas promissoras ao futuro do planeta (Foto: Divulgação)

Entretanto, poucos são os que se aventuram a essa nova modalidade de culinária, porém, vale a pena experimentar os insetos comestíveis para deixar um parecer sobre o assunto e, quem sabe, aprimorar as técnicas de preparo dessa especiaria.

Veja também: Os insetos mais perigosos do mundo.

 

Top