Os países mais pobres do mundo 2012

PUBLICIDADE

Diversos são os fatores que levam um determinado país a fazer parte da lista dos países mais pobres do mundo, como as disparidades sociais, endividamento, baixo índice de desenvolvimento humano (IDH), fome, baixa produtividade agrícola e industrialização tardia ou inexistente, entre outros.

Os países mais pobres do mundo enfrentam graves problemas, nas áreas de saúde, educação e moradia, entre outras (Foto: Divulgação)

Além disso, a ONU (Organização das Nações Unidas) e algumas outras organizações utilizam vários dados divulgados anualmente, como o Índice de Pobreza Humana (IPH), que considera informações como renda familiar, número de mortes de recém-nascidos, crianças abaixo do peso e a percentagem de adolescentes com escolaridade básica, que servem como base para se definir os países mais pobres do mundo.

Atualmente, 49 países compõem a lista dos países menos avançados (PMA), criada pela ONU, que define os países mais pobres do mundo, sendo a grande maioria deles localizada no continente africano. Os países que fazem parte da lista recebem atenção especial da ONU e também dos países mais desenvolvidos, que a cada ano contribuem de alguma forma para melhorar a condição de vida das pessoas residentes nesses locais.

PUBLICIDADE

Altos índices de violência: Quais são os países mais violentos do mundo?

Problemas encontrados nos países mais pobres do mundo

As crianças são as que mais sofrem nos países mais pobres (Foto: Divulgação)

Os países listados pela ONU como os mais pobres do mundo possuem uma série de problemas em comum, encontrados em praticamente todos eles, como a baixa expectativa de vida (em alguns deles não passa de 50 anos), baixo IDH, desemprego, corrupção, fome, desnutrição, desigualdade social e miséria.

Nesses locais também há problemas como a dificuldade de acesso à educação, número insuficiente de hospitais, infraestrutura inadequada (faltam redes de água e esgoto encanado e até de eletricidade), altas taxas de mortalidade infantil, violência, serviços públicos ineficazes e falta de moradias, entre outros.

Cuidado na sua próxima viagem: Países mais perigosos para turistas

PUBLICIDADE

Lista dos países mais pobres do mundo 2012

Segundo a lista divulgada anualmente pela ONU, o Chade é um dos países mais pobres do mundo (Foto: Divulgação)

A lista atualizada dos países mais pobres do mundo 2012 tem, entre os integrantes:

– Chade

PUBLICIDADE

– Serra Leoa

– Burkina Fasso

– Burundi

PUBLICIDADE

– Libéria

– Niger

– Somália

PUBLICIDADE

– República Centro-Africana

– Eritréia

– Guiné Bissau

Através da ONU, os países desenvolvidos enviam vários tipos de ajuda às populações que vivem nos países menos avançados (Foto: Divulgação)

O ranking completo dos países mais pobres do mundo pode ser conferido no site da ONU.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.