Orquídeas: cuidados, tipos, fotos

PUBLICIDADE
A beleza das orquídeas encanta pessoas em todo o mundo

As orquídeas são plantas pertencentes à família Orchidaceae, que se destacam pela beleza, suas cores e os cheiros, e também por estarem presentes em praticamente todos os cantos do planeta. Além disso, elas estão entre as maiores famílias do reino vegetal, contando com mais de 35.000 espécies naturais catalogadas.

Com tantas espécies assim à disposição, as orquídeas acabaram se tornando uma ótima opção para presentear as pessoas queridas, já que elas podem ser cultivadas tanto em um pequeno apartamento quanto em uma casa que possua um jardim enorme. Para elas, basta um cantinho com muita luz e pequenos cuidados básicos, que lhe permitem viver por muitos anos.

Devido a tudo isso, as orquídeas se tornaram um grande atrativo também para os colecionadores, que formaram associações orquidófilas em todo o mundo, sempre organizando encontros, exposições e palestras, para discutirem sobre essa planta que tanto chama a atenção, com o formato bastante intrigante de suas flores.

PUBLICIDADE

Tipos

As orquídeas são plantas monocotiledôneas (produzem flores e frutos), que subdividem-se em três tipos de plantas, de acordo com o lugar que ocupam em seu habitat original:

– Terrestres

Assim como as plantas comuns, as orquídeas terrestres são aquelas que vivem na terra (chão), apesar da possibilidade de plantá-las em um vaso desfibrado.

– Saprófitas

Este tipo de orquídeas não realiza a fotossíntese, por causa da ausência de clorofila. Elas crescem no húmus da floresta, absorvendo compostos orgânicos, e possuem flores pálidas e pequenas.

– Epífitas (ou Dendrícolas)

PUBLICIDADE

Abrange a maior parte das orquídeas, e são aquelas que vivem nos galhos e troncos de árvores. Apesar disso, elas não são parasitas, já que realizam a fotossíntese, produzindo o próprio alimento. Neste caso, as árvores servem apenas de suporte.

Cuidados

Para cultivar a orquídea em sua casa, siga alguns cuidados, pois assim a planta vai durar bastante:

– Se você mora em apartamento, utilize espaços como a varanda, área de serviço, cozinha e janelas para cultivar a orquídea. Lembre-se que deve haver boa iluminação no local.

– Quem mora em casas pode colocar os vasos no quintal, sob algum tipo de bancada (como uma tábua apoiada em tijolos). Evite deixa-las diretamente no chão.

– Não coloque prato embaixo dos vasos, para que as orquídeas não fiquem encharcadas.

– Verifique sempre se os vasos estão secos. Basta conferir o peso deles, se estiverem leves, é sinal de que estão sem água.

– Na hora de regar, o melhor é submergir os vasos em água, permitindo que a água passe naturalmente para a planta. Deixe escorrer um pouco até voltar com eles para o lugar.

– Para as orquídeas plantadas em vasos, recomenda-se regar uma vez por semana. Já para aquelas plantadas em troncos, a rega pode ser diária.

– As espécies dão flores em estações diferentes. Caso queira a casa florida o ano inteiro, adquire uma orquídea de cada estação.

Fotos

Cattleya guttata

 

Cattleya forbesii

 

Cyrtopodium gigas

 

Brassia aracnoide

 

Laelia crispa

 

Maxillaria marginata

 

Schomburgkia crispa

 

Epidendrum pseudoepidendrum

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.