Orientações para combater a insônia

Como saber se você dorme mal? Uma pessoa que não tem noites bem dormidas acaba tendo muita sonolência durante o dia e as alterações…

Como saber se você dorme mal?

Uma pessoa que não tem noites bem dormidas acaba tendo muita sonolência durante o dia e as alterações de humor se tornam comuns. O indivíduo começa a ter dificuldades para memorizar, aprender, raciocinar, lembrar fatos. Pode ocorrer também dores de cabeça e ronco.

Roncar não é tão irrelevante quanto parece, nem faz mal apenas aos ouvidos alheios. Antigamente achava-se que o ronco significava que a pessoa estava dormindo bem, porém, hoje se sabe, que na verdade, é o contrário. Roncar não é um bom sinal. O barulho que se faz ao dormir, leva o indivíduo a esforçar a musculatura além do limite e acaba sobrecarregando o coração. Se não tratada, a pessoa que ronca pode apresentar pressão alta e até infarto do miocárdio ou derrame cerebral. Dormir bem é mais importante do que imaginamos.

Insônia

É a dificuldade de começar a dormir, de dormir durante um longo período ou acordar antes da hora desejada e não conseguir mais pegar no sono.

Isso pode ocorrer devido a uma série de fatores, principalmente a ansiedade por acontecimentos recentes como viagens, compromissos, reuniões, provas, trabalho etc.

Nem toda a insônia é uma doença. É muito comum que uma pessoa não durma bem uma noite ou outra. Mas se o indivíduo tem más noites de sono por um longo tempo, isso se torna um problema crônico e causa muito sofrimento, se tornando uma doença.

O que fazer para dormir bem?
Algumas dicas para uma boa noite de sono:

1. Tente chegar em sua casa ao menos três horas antes do horário que costuma se deitar para dormir;

2. Relaxe, tome um banho, assista à televisão ou leia um livro de sua preferência. Mas não faça isso deitado em sua cama;

Continuar Lendo  Sugestões para fazer centro de mesa

3. Não vá deitar-se sem sono;

4. Não planeje o dia seguinte deitado na cama;

5. Atividade sexual não traz problemas para dormir e é uma boa forma de relaxar;

6. Tente ter um horário regular para se deitar e também para se levantar;

7. Evite comer algo uma hora antes de ir para cama, principalmente alimentos gordurosos ou massas;

8. Se depois de tentar dormir, não conseguir pegar no sono após 15 ou 30 minutos, levante-se e vá para outro ambiente. Leia, ouça música ou veja TV, mas evite programas muito excitantes;

9. Não faça uso de bebidas alcoólicas após as 18:00 horas, pois o álcool diminui a qualidade do sono.

Tente manter essas regras. Caso o problema persista, procure um neurologista.

Top