Como escrever melhor: dicas

A base da escrita é a leitura. Quem lê muito geralmente tem mais facilidade de colocar no papel as suas ideias. Para que a…

A base da escrita é a leitura. Quem lê muito geralmente tem mais facilidade de colocar no papel as suas ideias. Para que a leitura vire um hábito e não algo que sacrifique horas preciosas do seu dia, escolha temas que lhe atraiam e tente ler um livro por mês (pelo menos). A leitura exercita a imaginação e faz com que você tenha um domínio da língua portuguesa. Mas, somente isso não é o suficiente para se escrever melhor. Confira abaixo algumas dicas:

Leia também: Dicas de Como Fazer uma Boa Redação

Escrever todos os dias para praticar (Foto: Divulgação)

Pratique a escrita

Para ter uma escrita de qualidade a prática é essencial. Separe 15 minutos do seu dia para escrever. Abra o Word, escolha um tema e coloque suas ideias na folha A4. Quem gosta de exercitar a escrita a mão vai se dar melhor, já que acabamos esquecendo de praticar a escrita se a ajuda do programa ortográfico do Word. Escrevendo em caderno você se condiciona a manter o bom português sem a ajuda da tecnologia. Com o tempo a escrita vai ficando natural e mais fácil.

Confira também: Curso de Redação Gratuito Online

Treine a sua mente para escrever bem e rápido

Em vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), escrever bem é necessário, mas saber controlar o tempo para não deixar a redação pela metade também é importante. Para treinar as duas coisas, tente resumir um texto em 140 caracteres. Acha impossível? Pois tente colocar no Twitter, por exemplo, a ideia central de um texto. Garanto que vai passar alguns minutos quebrando a cabeça para escolher os melhores termos e quando tiver liberdade de escrever muito mais que 140 caracteres conseguirá desenvolver a ideia rapidamente e com clareza.

Estude a gramática e ortografia para ficar com uma escrita melhor (Foto: Divulgação)

Estude a língua portuguesa para escrever um texto excelente

É fundamental dominar a língua portuguesa para se escrever um bom texto. Estude a gramática e a ortografia. Compre um dicionário e o tenha sempre perto para consultas e use a internet como aliada. Alguns sites lhe ajudam a entender a língua portuguesa de modo claro e até testam o seu conhecimento.

Leia Também:  Inscrições: Bolsas ProUni 2016

Top