O que é o tráfego orgânico em site?

PUBLICIDADE

Você já parou para pensar sobre o que é o tráfego orgânico e o motivo de ser tão importante para o seu site?

O que é o tráfego orgânico em site

Se você tem algum site, com certeza quer que o maior número de pessoas possíveis tenha acesso ao seu conteúdo, certo?

Mas, para que isso se torne uma realidade, é vital entender sobre alguns conceitos do marketing digital. Um deles é justamente entender o que é o tráfego orgânico.

PUBLICIDADE

Em suma, o marketing digital se inicia com a atração de pessoas. Então, se você não conseguir trazer o público correto para o seu canal digital, jamais terá resultados.

E, por um longo período, a única forma de conseguir fazer isso era por métodos pagos. No entanto, à medida que a internet avança, esse cenário tem modificado para melhor.

Afinal de contas, é possível conseguir visitas para um site sem que você tenha que gastar algum valor com anúncios ou compra de lista de e-mails.

Então, entender o que é o tráfego orgânico é a maneira correta para começar a um público mais qualificado.

PUBLICIDADE

O que é tráfego orgânico?

Em suma, o tráfego orgânico nada mais é que todas as visitas que um canal digital recebe, que pode ser tanto um site ou blog de alguma empresa.

Ou seja, é um tipo de visita que se conquista de maneira espontânea, sem, usar qualquer tipo de anúncio.

Na grande maioria das vezes, esse tipo de tráfego provém dos mecanismos de busca, em especial o Google.

Sabe quando você faz alguma pesquisa utilizando algum mecanismo de busca, e aparecem diversos resultados?

Se porventura uma pessoa clicar em seu site, isso conta como tráfego orgânico, haja vista que foi algo espontâneo.

PUBLICIDADE

No entanto, não há como dizer que o tráfego orgânico não envolve nenhum custo, sabendo haver estratégias para atrair público que custam dinheiro.

Uma das mais conhecidas é o fato de comprar backlinks de qualidade, que é quando você consegue obter público de um site relacionado ao seu, por exemplo.

Quais são as vantagens do tráfego orgânico?

Há diversas vantagens em investir em tráfego orgânico, sendo que a principal é o fato de ser mais relevante.

Afinal de contas, cerca de 1,91% das pessoas que fazem alguma pesquisa no Google clicam em anúncios e geram tráfego para os sites.

Todos os outros 98,09% dos cliques são dados em resultados orgânicos, isto é, que não ficam com a tag “patrocinado”.

Além disso, trata-se de um tráfego muito mais lucrativo, uma vez que o custo com aquisição de clientes tende a diminuir.

Por consequência, a margem de lucro do faturamento da sua loja tende a ser muito maior.

Como ter mais tráfego orgânico em seu site?

Agora que você já sabe o que é o tráfego orgânico e qual a sua importância, com certeza quer saber como obter mais tráfego orgânico, certo?

Quanto a isso, saiba haver uma série de estratégias de SEO que podem contribuir para conquistar esse resultado. Dentre todos eles, podemos citar os seguintes:

1. Guest post

Guest post nada mais é que um conteúdo elaborado por um convidado, que possua grande conhecimento a respeito do assunto que está abordando.

Dessa forma, gera hiperlink para as suas páginas em sites distintos. Sendo assim, trata-se de uma excelente maneira de conseguir tráfego orgânico e de referência.

Afinal de contas, por meio de guest post, é possível aumentar o tráfego, fazendo com que a sua empresa ou blog consiga alcançar novas audiências.

E, como bônus, você acaba posicionando o seu negócio, a sua marca, uma referência e autoridade no assunto.

Mas, ainda que aparente ser uma estratégia simples, é preciso ter um certo cuidado, em especial para encontrar um parceiro potencial.

Ou seja, empresas que tenham alguma coisa a ver com o seu negócio, que seja contextual ou com um público semelhante.

2. Conteúdos únicos e relevantes

Outra coisa que você precisa fazer para conseguir tráfego orgânico para o seu site é investir em conteúdos que tenham alta qualidade.

Nesse caso, a dica é fazer uma pesquisa de palavras-chave e redigir os artigos com termos que o seu potencial cliente ou leitor usa.

No entanto, para garantir conteúdos relevantes, é vital que todos eles sejam únicos. Então, evite plágios e foque em responder às dúvidas do usuário.

3. Otimização on page

Todas as suas páginas precisam ter um bom título, meta description, URLs sem os códigos, links para outras páginas internas e estratégias do tipo.

Tudo isso é importante porque irá fazer com que o seu site se torne ainda mais relevante, já que você estará prezando pela boa experiência do usuário.

Fatores como esses contam para os motores de busca e, a partir disso, ele irá gerar métricas sobre o quanto seu site é relevante.

Baseado nisso, ele pode colocar o seu site nas melhores posições nos resultados de pesquisas.

4. Gere links externos para seu site

Não basta apenas receber links de outros sites, mas o fato de dar links de autoridade também é uma maneira de aumentar a sua reputação.

Por que investir em tráfego orgânico?

Ainda que você já saiba o que é o tráfego orgânico, é possível que se pergunte se vale de fato a pena investir nesse tipo de tráfego.

Trata-se de uma dúvida comum devido ao fato de ser uma estratégia que demora um certo tempo para surtir os efeitos positivos.

No entanto, dentre os motivos que fazem sim valer a pena investir em tráfego orgânico, citamos os seguintes:

1. Custo-benefício

O tráfego orgânico irá contribuir para a redução de custo, haja vista que você não terá que gastar sempre um valor X todos os meses para conseguir um determinado número de tráfego.

2. Escalabilidade

Por meio do tráfego orgânico, quanto maior o número de visitantes, menor será o seu custo. Algo bem diferente dos anúncios pagos.

3. Relevância

Quando se tem bons resultados orgânicos, isso se torna, de fato, uma credibilidade e relevância maior, já que demonstra que o Google lhe enxerga como sendo uma autoridade.

4. Duração

Em relação à duração dos resultados de uma estratégia orgânica, ela apenas não tem prazo de validade. Ou seja, um único artigo pode gerar milhares de vendas por um longo período.

5. Construção de relacionamento

Por meio do tráfego orgânico, torna-se possível construir um relacionamento mais próximo com seus clientes e leitores.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.