Novos radares para motos em SP – Dicas

PUBLICIDADE
A fiscalização será mais rígida com os motociclistas de São Paulo

Com o objetivo de fiscalizar e tentar evitar os acidentes de trânsito envolvendo motocicletas na cidade de São Paulo, já estão em operação, desde o dia 19 de março, os novos radares para motos.

Na primeira semana, os fiscais da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) operaram os dispositivos apenas em caráter educativo e preventivo, advertindo aqueles que cometeram alguma irregularidade, mas do dia 26 de março em diante eles começaram a multar os motociclistas flagrados em excesso de velocidade.

São 25 novos radares, dos quais 19 fixos e seis móveis. Os dispositivos móveis são do tipo pistola, equipados com mira a laser, tela sensível ao toque e três câmeras, que quando acionados pelo fiscal têm a capacidade de calcular a velocidade em que a motocicleta está trafegando. Caso o limite estabelecido por lei seja ultrapassado, o radar tira uma foto da placa da moto infratora, que fica registrada em um cartão de memória.

PUBLICIDADE

Locais de fiscalização

Os motociclistas devem ficar atentos para não serem surpreendidos pelos radares

Os novos radares para motos em SP estarão dispostos nos locais com maior incidência de acidentes envolvendo os veículos de duas rodas. No caso dos radares do tipo pistola, eles serão utilizados em 65 vias da capital paulista, em sistema de rodízio, operados por agentes da CET.

Algumas das vias em que eles poderão estar monitorando a velocidade das motocicletas são as marginais do Tietê e Pinheiros, as avenidas Jabaquara, Nove de Julho e Ricardo Jafet e a Radial Leste, entre outras.

Já os radares fixos foram instalados sob passarelas de avenidas, entre as quais a Aricanduva e a 23 de maio, e ainda sob alguns viadutos da maior cidade do país. A operação deles também ficará a cargo dos fiscais da CET.

Dicas

Agente da CET operando o radar do tipo pistola

Você que é motociclista e circula diariamente pelas ruas de São Paulo deve ficar atento a algumas dicas para que não seja multado com frequência e acumule vários pontos em sua carteira de habilitação.

De acordo com a CET, os fiscais que vão operar os radares móveis, do tipo pistola, estarão uniformizados e ficarão em locais bem visíveis, mas como não há mais a obrigatoriedade de avisar sobre a fiscalização, é preciso que os motociclistas prestem atenção para que não sejam surpreendidos, principalmente quando trafegarem pelas vias citadas anteriormente.

Além disso, todos os pontos de monitoramento, incluindo os radares fixos, estão em ruas e avenidas nas quais já havia o controle de velocidade feito por radar, que era sinalizado, ou seja, se antes não era permitido circular em altas velocidades nestes locais, agora a fiscalização será ainda mais rígida.

PUBLICIDADE

A melhor dica é ter prudência e responsabilidade na hora de encarar o trânsito, pois além de você, outras vidas também podem ser ameaçadas caso as regras não sejam seguidas. Por isso, evite pilotar a sua moto em alta velocidade e fique em alerta, para não ser multado e também para não causar nem ser vítima de nenhum acidente.

 

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.