Nova bateria poderá ser recarregada em dois minutos e meio

Editorial MDT 29/06/2012 Tecnologia

Até então, o laboratório do pesquisador produziu somente um pequeno modelo capaz de sustentar uma lanterna.

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Stanford, na Califórnia, pesquisa o desenvolvimento da antiga bateria níquel-ferro que surgiu no começo do século passado pelas mãos do inventor americano Thomas Edison.

A finalidade é desenvolver uma nova bateria que pode ser recarregada em somente dois minutos e depois servirá à indústria automobilística. A pesquisa foi divulgada na revista Nature Communications.

Veja: Google lança tablet Nexus 7 por US$ 199 para concorrer com o iPad

Os autores do estudo sustentaram a mesma base de níquel e ferro, porém adicionaram nanotubos de carbono e grafeno, material constituído por uma superfície de carbono de somente um átomo de espessura.

“Isso permite que as cargas elétricas se desloquem rapidamente entre os eletrodos e no circuito exterior. O resultado é uma versão ultrarrápida da bateria de níquel-ferro”, explicou o químico Hongjie Dai, condutor da pesquisa.

Confira também: Nova câmera Polaroid Z2300

Até então, o laboratório do pesquisador produziu somente um pequeno modelo capaz de sustentar uma lanterna. No entanto, a invenção tem uma densidade energética mil vezes maior do que o aparato de Thomas Edison.

“É provável que nossa bateria não seja capaz de impulsionar um automóvel elétrico, porque sua densidade energética ainda não é a ideal. Mas poderia ser um apoio para as baterias existentes em carros elétricos, dando a elas uma potência a mais na aceleração”.

Outros artigos

Cardápio De Inverno Para Restaurante

24/06/2010

Cardápio De Inverno Para Restaurante

O inverno chegou com força total e devido a isso os restaurantes brasileiros estão fazendo algumas alterações no cardápio. Nessa temporada de frio, os pratos que...

Truques para não acordar com preguiça

17/12/2015

Truques para não acordar com preguiça

Muitas pessoas têm dificuldade para “pegar no tranco” logo no início do dia, pois acordam sem disposição para nada. Mas com alguns truques para não acordar com pregu...

Sistema Público de Emprego do Recife

07/01/2010

Sistema Público de Emprego do Recife

O Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife divulga semanalmente a relação de vagas d...