Como fazer pesquisa por imagem no Google

Como fazer pesquisa por imagem no Google

Ao receber uma determinada imagem, enviada por um amigo para o seu e-mail, é comum que você não saiba do que se trata, ainda…

Por Andre em 23/08/2012

Ao receber uma determinada imagem, enviada por um amigo para o seu e-mail, é comum que você não saiba do que se trata, ainda mais se junto a ela não vier nenhum tipo de explicação. Para saber a que a imagem se refere, uma boa alternativa é usar a pesquisa por imagem do Google.

Você já pode fazer pesquisas no Google utilizando imagens, sem a necessidade de digitar qualquer palavra (Foto: Divulgação)

O recurso, que já está disponível há algum tempo, é uma ótima opção para situações como a descrita anteriormente e para qualquer outra pesquisa de imagem. Com a ferramenta, você não precisa digitar nada na barra do buscador, como normalmente faz em suas pesquisas.

Modificando a cara do seu navegador: Como mudar o visual do Chrome

Você pode identificar através da pesquisa por imagem no Google, por exemplo, o nome do autor de uma determinada obra de arte, vários pontos turísticos pelo mundo e até mesmo pessoas, já que o sistema desenvolvido pela gigante da internet analisa os pontos principais da imagem, mostrando, em poucos segundos, outros resultados semelhantes a ela.

Existem três formas de fazer a pesquisa por imagem no Google. O primeiro passo é acessar o endereço www.images.google.com.

Outra ferramenta interessante disponibilizada pela empresa: Google Docs, o seu Office online

Arrastando e soltando a imagem

Nessa opção, você arrasta e solta a imagem na caixa de pesquisa (Foto: Divulgação)

A primeira alternativa é clicar em uma determinada imagem, que pode estar em qualquer site ou em alguma pasta do seu computador, e sem soltar o mouse, você deve arrastá-la para a caixa de pesquisa do Google, onde ela deverá ser solta. É aquele velho esquema de arrastar e soltar. Depois, basta aguardar a análise do Google e, em poucos segundos, o resultado irá aparecer na sua tela.

É importante ressaltar que nessa opção, a pesquisa por imagem ainda não é totalmente perfeita, mas pode apresentar resultados satisfatórios.

Copiando e colando a URL de uma imagem

Ao achar uma imagem interessante na web, você pode usar o URL dela para pesquisar mais sobre ela (Foto: Divulgação)

Para essa opção, você deve clicar no ícone da câmera, que aparece na caixa de pesquisa do Google, e selecionar o item “Colar o URL da imagem”. Em outra página, abra o site no qual está a imagem que você deseja pesquisar e clique sobre ela usando o botão direito do mouse.

No menu que será aberto, clique em “Copiar URL da imagem”. Volte à página em que o Google está aberto e cole o URL da imagem na caixa de pesquisa. Depois, clique em pesquisar e aguarde até que os resultados sejam mostrados.

Enviando uma imagem

As imagens salvas em sua máquina também podem ser usadas para a pesquisa no Google (Foto: Divulgação)

Na terceira opção de fazer pesquisa por imagem no Google, você pode enviar um arquivo de imagem que está salvo em seu computador para a realização da pesquisa. Na página de imagens do Google, clique no ícone da câmera e selecione o item “Envie uma imagem”.

Posteriormente, clique em “Escolher Arquivo” e procure pela imagem que está salva em sua máquina, para que ela seja enviada ao sistema de análise do Google. Em poucos segundos, os resultados serão exibidos.

Top