Notas Manchadas Caixa Eletrônico – O que fazer?

Com a intenção de proteger a população e diminuir o interesse dos assaltantes em caixas eletrônicos, foram implantados dispositivos de segurança que funcionam quando…

Com a intenção de proteger a população e diminuir o interesse dos assaltantes em caixas eletrônicos, foram implantados dispositivos de segurança que funcionam quando pressionados a arrombamento, soltando uma tinta cor-de-rosa, marcando as notas roubadas e tornando-as invalidas no mercado. De acordo com o banco central, desde o dia 1º (01/06) todas as cédulas manchadas com a tinta, não serão mais válidas, sendo que grande parte dos bancos se negam a ressarcir o valor.

Porem, o problema que aparentemente parecia solucionado foi frustrado nessa ultima segunda feira (06/06) quando uma quadrilha de assaltantes foram flagrados com a composição de um produto capaz de eliminar a mancha rosa, e deixá-las limpas e válidas novamente. De acordo com o delegado Nelson Silveira Guimaraes já estão sendo tomadas novas medidas através da segurança bancaria, que providenciaram um novo método para atingir as notas com alguma tinta mais eficaz. Ainda não foi descoberta a composição dessa substância feita pelos assaltantes, suspeita-se de algum produto caseiro comum usado no dia a dia, sendo que na busca na policia no local do crime, nada de diferente foi encontrado.

Porem, todos nos ainda corremos o risco de nos depararmos com uma nota manchada ao retira-las do caixa eletrônico, devido ao mecanismo do método ou por falta de sorte. Nesse caso é recomendado que seja aberto um boletim de ocorrência (B.O) o mais rápido possível, contando com RG, CPF, extrato da conta bancaria, dentre alguns outros documentos necessários. A partir desse processo será possível ser ressarcido o valor perdido com a mancha, caso seja comprovado o acidente do caso.

Após essa atitude tomada nos caixas eletrônicos, de acordo com a BC, contam-se mais de 75 mil notas manchadas de cor-de-rosa, espalhadas por todo o Brasil. Porem, muitas pessoas também foram prejudicadas com essa nova medida, como no caso da aposentada Madalena Rosa de Jesus, de 83 anos, que foi surpreendida ao retirar sua aposentadoria no valor de R$350 reais, todas manchadas pela tinta. Segundo dona Madalena, o banco diz que não seria possível ser feita a devolução das cédulas, sendo que seria necessária uma investigação para descobrir a origem do dinheiro, o que levaria de 20 a 30 dias, deixando a aposentada sem saber o que fazer.

Leia Também:  Caixa eletrônico exibe propagandas em vez de cobrar pelo serviço

Portanto é muito importante que todo cidadão verifique o estado da nota antes de aceita-la, sendo que ela pode ter vindo de um golpe contra algum caixa eletrônico. Caso o cidadão não consiga provar que a cédula é de origem honesta, o dinheiro se tornará invalido e você sairá no prejuízo. Sendo assim o Banco Central pede através de noticiários que o comercio fique atento a recusar tais notas.

Desde o dia primeiro de Abril, foram arrombados mais de 50 caixas eletrônicos, só na cidade de São Paulo, o que gerou um grande prejuízo. Daqui pra frente podemos contar com uma segurança mais pratica e rápida, sendo que o interesse por esse crime tende a ser diminuído.

Em todo caso, acesse agora mesmo o site oficial do Banco Central e fique por dentro de maiores informações sobre o assunto, o que realmente é muito importante:

http://www.bcb.gov.br/

E não deixe também de acompanhar as matérias do blog Mundo das Tribos, para que sempre possamos ser uteis nas suas necessidades diárias em geral, assim como noticias, moda, beleza, saúde, entretenimento e etc. Esperamos ter ajudado e fiquem atentos!

Top