Nave russa tripulada decolou hoje rumo à Estação Espacial Internacional

  Em um período difícil em seu programa espacial, a Rússia enviou hoje ao espaço a nave Soyuz TMA-22. A nave, com três tripulantes…

 

Imagem: Mikhail Metzel/Reuters

Em um período difícil em seu programa espacial, a Rússia enviou hoje ao espaço a nave Soyuz TMA-22. A nave, com três tripulantes a bordo, decolou nesta segunda-feira de uma base no Cazaquistão para a Estação Espacial Internacional (ISS). O lançamento aconteceu às 2h15 e contou com ajuda de um foguete Soyuz FG, sendo essa a primeira decolagem desde julho.

Essa missão, também, ocorre com atraso de acordo com o seu planejamento inicial: a missão deveria acontecer em setembro, mas os temores a respeito de segurança, acabaram adiando os planos após a aeronave não-tripulada Progress, que transportava mantimentos para os astronautas, romper-se na atmosfera, em agosto.

Segundo o Centro de Controle de Voos Espaciais Russa, a acoplagem da Soyuz TMA-22, na Estação Espacial Internacional está prevista para acontecer na quarta-feira, às 3h33, segundo horário de Brasília. Com isso, os cosmonautas russos Anton Shkaplerov e Anatoli Ivanishin, e o astronauta americano Daniel Burbank se juntarão aos três tripulantes da ISS, que são o russo Sergei Volkov, o americano Michael Fossum e o japonês Satosi Furukawa, que retornarão a Terra no fim deste mês.

Top