Não há biblioteca em mais de 70% das escolas brasileiras

A Lei 12.244 determina que cada escola do país tenha uma biblioteca com, pelo menos, um livro por aluno matriculado. Para a determinação, que…

Por Élida Santos em 02/02/2013

A Lei 12.244 determina que cada escola do país tenha uma biblioteca com, pelo menos, um livro por aluno matriculado. Para a determinação, que vale tanto para colégios público, como privados, ser cumprida é necessário que o Brasil construa até 2020 cerca de 130 bibliotecas. Atualmente, na rede pública de educação, somente 27,5% das instituições possuem biblioteca.

Leia mais sobre: Mestrado em educação à distância

As bibliotecas são um incentivo a leitura no Brasil (Foto: Divulgação)

Para seguir a risca a determinação da Lei nas escolas públicas brasileiras seria necessário construir 34 bibliotecas por dia, pois 113.269 (72,5%) não possuem nenhuma unidade com livros. O levantamento realizado pelo movimento Todos Pela Educação com base no Censo Escolar 2011 é o responsável pela divulgação desses dados. O estudo mostra também que os colégios públicos construídos nos últimos três anos (de 2008 a 2011) não possuem tudo o que deveriam para atender os alunos plenamente. Das 7.284 novas, somente 19,4% têm biblioteca.

Escolas da Região Norte e Nordeste estão em situação mais alarmante

Os estados das Regiões Norte e Nordeste do Brasil são os mais carentes quando o assunto é estrutura escolar. Alguns desses prédios chegaram a funcionar sem energia elétrica e saneamento básico, além disso, a distribuição da merenda, motivo que leva centenas de crianças à escola, é precária em muitos colégios públicos. Com relação a exigência de biblioteca no ambiente escolar a situação de falta de cuidado não é diferente, pois na rede municipal do Maranhão, por exemplo, só 6% das escolas possuem biblioteca.

Saiba mais sobre: Incentive o hábito da leitura a seus filhos

Falta de investimento em bibliotecas é contra lei (Foto: Divulgação)

São Paulo possui 85% das unidades escolares sem biblioteca

É alarmante, mas 85% das escolas públicas do estado de São Paulo não possuem bibliotecas em sua dependência. São 15.084 unidades um local devidamente equipado para receber os alunos interessados em fazer pesquisas e até leitura para o lazer. A edição 2012 da pesquisa Retratos do Brasil, mostrou que crianças e adolescentes com idade entre 5 e 17 anos tem as bibliotecas escolares como o principal local de acesso a leitura.

Os colégios infantis são os mais afetados pela falta de biblioteca no Brasil. Enquanto 82% das instituições de ensino profissional e 52% das de ensino médio construídas depois de 2008 possuem biblioteca, somente 10% das de ensino infantil têm o espaço. Além das construções de bibliotecas nas escolas para aumentar a cultura e o gosto pela leitura dos brasileiros é necessário incentivar desde criança a apreciação de livros em casa.

Top