Como proteger imagens privadas?

PUBLICIDADE

Muita gente deve se lembrar do caso da atriz Carolina Dieckmann, que teve várias imagens privadas roubadas de seu computador, incluindo fotos nas quais ela aparecia nua, e que foram parar na internet.

A atriz Carolina Dieckmann foi uma das vítimas do roubo de imagens privadas na internet (Foto: Divulgação)

Assim como os famosos, qualquer pessoa conectada à web está sujeita ao roubo de imagens íntimas, que dependendo do conteúdo, podem gerar sérios prejuízos morais e financeiros, além de trazer muitos transtornos.

Para não passar por problemas desse tipo, é preciso aprender a proteger imagens privadas.

PUBLICIDADE

Não deixe de ler: Mitos sobre segurança na internet

Saiba mais: Dicas para pagar contas pela internet com segurança

Proteger imagens privadas no smartphone ou tablet

O app Pasta Segura é uma das opções para proteger fotos e vídeos nos smartphones e tablets (Foto: Divulgação)

Contando com câmeras cada vez mais potentes e cheias de recursos, os smartphones e os tablets têm sido bastante utilizados para tirar fotos e gravar vídeos nas mais variadas ocasiões.

Dessa forma, a memória desses aparelhos fica lotada de imagens, que podem ser acessadas facilmente por qualquer pessoa que pegar o gadget sem a sua autorização. Porém, existem diversas maneiras de proteger as imagens íntimas no celular ou tablet, contando com a ajuda de aplicativos que ocultam fotos e vídeos armazenados no aparelho e adicionam senhas às pastas em que elas estão salvas, como:

Secret Photo+Folder (iPhone e iPad)

Private Gallery (Android)

PUBLICIDADE

Pasta Segura (iPhone e iPad)

– Hide it Pro (Android)

– KeepSafe (Android e iPhone)

Proteger imagens privadas no computador

Também há boas opções de programas para proteger pastas com imagens no computador (Foto: Divulgação)

Também existem várias maneiras de proteger as fotos guardadas no PC. Uma delas é instalando programas que protegem as pastas do computador, permitindo o acesso a elas apenas para quem possui a senha. Entre as opções, podemos citar o Easy File Locker e o SysTools Folder Key, que são gratuitos.

Na hora de usá-los, crie senhas fortes, misturando letras maiúsculas e minúsculas, com números e caracteres especiais, e não se esqueça também de proteger as fotos e os vídeos armazenados no pendrive.

Além disso, tome cuidado ao levar o PC para a assistência técnica. O ideal é fazer backup de todas as imagens e guardá-las em um CD ou HD externo e usar um programa para apagar definitivamente os arquivos do HD, como o File Shredder, antes de sair de casa.

Proteger imagens privadas nas redes sociais

O criador do Facebook, Mark Zuckerberg, teve suas fotos roubadas na rede social (Foto: Divulgação)

Nas redes sociais, é aconselhável não postar determinados tipos de imagens, principalmente se você não quer que ninguém as veja. Porém, se mesmo assim você quiser compartilhá-las, não se esqueça de marcá-las como “privadas” ou de indicar as pessoas que poderão visualizá-las. Twitter, Facebook e Orkut, entre outras redes sociais, trazem esse recurso.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.