Museu do Futuro Onde Fica, Exposição

O Museu do Futuro é uma entidade que não tem por objetivo a lucratividade, sendo mantido pelo Instituto de Estudos Avançados em Comunicação (Iecom).…

O Museu do Futuro é uma entidade que não tem por objetivo a lucratividade, sendo mantido pelo Instituto de Estudos Avançados em Comunicação (Iecom). O principal objetivo desse museu é divulgar a ciência e a tecnologia, promovendo e divulgando o conhecimento científico à comunidade, despertando e desenvolvendo o espírito científico da população, promovendo a inclusão social com a redução da exclusão digital, criando oficinas pedagógicas para professores, desenvolvendo palestras e seminários para estudantes dos níveis fundamental e médio, combatendo o analfabetismo digital, capacitando técnicos, pesquisadores e especialistas e divulgando as suas atividades no Brasil e no exterior.

Como estratégia de ação inicial, o Museu do Futuro pretende desenvolver um projeto para recuperar a história da comunicação brasileira apoiando o desenvolvimento tecnológico e atraindo os alunos para as áreas das ciências e da tecnologia a partir da divulgação dessas áreas.

O primeiro Museu do Futuro será implantado na cidade de Campina Grande, no estado da Paraíba, pelo Iecom, instituto ligado à UFCG (Universidade Federal de Campina Grande), em um local que será cedido pela Prefeitura Municipal da cidade.

A ideia do Iecom é que o protótipo a ser instalado em Campina Grande sirva de modelo para outros museus de ciência e tecnologia a serem construídos em outras localidades do país, por instituições conveniadas ao Iecom.

O Museu do Futuro será construído em uma área de 1.200 m² e, nesse espaço físico, serão alocados 3 auditórios, 3 laboratórios de pesquisa, 1 laboratório para recuperação de peças, 1 biblioteca, 1 sala de computadores com internet, 10 salas para pesquisadores, 1 lanchonete, 1 sala de recepção e sanitários.

No início, o acervo do Museu do Futuro será permanente, com peças da área de telecomunicações doadas por empresas do ramo. Além do mais, ele estará disponível pela internet. O público não pagará para conferir o acervo e excursões escolares serão programadas com as escolas da Paraíba e dos estados vizinhos.

O Museu do Futuro é um projeto bonito, pois visa levar principalmente ao público mais carente, informação e acesso às tecnologias modernas. Por isso, ele merece credibilidade da população e das empresas, que devem se empenhar para levar esse projeto para os seus estados. Somente desse modo será possível garantir acessibilidade total à grande população brasileira, pois ainda há muitas pessoas que nunca tiveram a oportunidade de sequer ligar um computador.

Desse modo, quando as crianças souberem um pouco da história das ciências e da tecnologia, poderão repassar o seu aprendizado às pessoas da sua família e da sua proximidade, fornecendo informações importantes para que elas se interessem e participem do projeto da Iecom.

Por enquanto, ainda não sabemos onde ficará e nem sobre a exposição que inaugurará o Museu do Futuro, mas certamente será algo muito interessante para os públicos de todas as faixas etárias e classes sociais, pois a ciência e a tecnologia são áreas de grande interesse de todos.

Para mais informações sobre o Museu do Futuro, acesse o endereço eletrônico da Iecom em http://iecom.dee.ufcg.edu.br/~museudofuturo/modules/mastop_publish/. Assim que tivermos mais informações sobre a localidade e as exposições do Museu do Futuro, elas serão postadas no Mundo das Tribos. Aguarde.


Top