Disque 180: denúncias de agressão

Infelizmente, a violência doméstica ainda é um problema que assombra a realidade de milhares de famílias brasileiras. Nos últimos anos, as autoridades têm intensificado…

Por Paulo Lima em 21/02/2013

Infelizmente, a violência doméstica ainda é um problema que assombra a realidade de milhares de famílias brasileiras. Nos últimos anos, as autoridades têm intensificado o trabalho de combate a esse tipo de violência, que atinge mulheres de todo o país.

Engana-se quem pensa que a violência doméstica ocorre apenas em casos de agressão física. Xingos, insultos, humilhação, privação de liberdade, relações sexuais forçadas (dentro ou fora do casamento) e uso do sexo como pagamento de favores também podem ser classificados como abuso.

Infelizmente, a violência doméstica ainda é um problema que assombra a realidade de milhares de famílias brasileiras. (Foto: Divulgação).

Apesar de muitas mulheres serem constantemente violentadas, apenas 63% delas denunciam a agressão. A omissão por parte das vítimas dificulta o trabalho das autoridades na identificação e punição dos agressores. Por isso que de uns tempos para cá tem se investindo mais no incentivo a denúncia, seja por parte da vítima ou de alguma testemunha.

De acordo com os especialistas, a principal causa da omissão feminina em casos de violência doméstica é o medo de morrer. A maioria das mulheres que sofrem com este tipo de problema vive sob constante ameaça, o que sem dúvida acaba inibindo sua manifestação.

Veja também: Agressores precisam pagar hospital e pensão para as vítimas.

Denunciar agressão através do 180

Apesar de muitas mulheres serem constantemente violentadas, apenas 63% delas denunciam a agressão. (Foto: Divulgação).

As vítimas de violência doméstica podem denunciar as agressões pelo número 180. Além de receber denúncias, este telefone, criado pela Secretaria de Política para as Mulheres, também oferece orientações às brasileiras para que elas possam lidar com as situações de abuso.

De acordo com a Secretaria, só no primeiro semestre do ano passado o Disque 180 recebeu mais de 47,5 mil atendimentos, dos quais 26,9 mil foram para relatar casos de violência física.

Saiba como denunciar violência doméstica.

Só no primeiro semestre do ano passado, o Disque 180 recebeu mais de 47,5 mil atendimentos. (Foto: Divulgação).

O número funciona 24 horas por dia, de segunda a domingo, inclusive nos feriados. As vítimas podem ligar gratuitamente de qualquer lugar do Brasil para relatar suas experiências e fazer as denúncias. A central conta com atendentes capacitadas para lidar com situações do gênero e preparadas para orientar as mulheres a se protegerem, tomando medidas legais, do agressor.

Sem duvida, é uma ferramenta fundamental para a manutenção do respeito às brasileiras e para a execução da justiça no país.

Top