Motivos para recusar uma oferta de emprego

Você passou em uma entrevista de emprego, mas está inseguro sobre aceitar ou não a proposta oferecida? Saiba que há motivos que justificam recusar…

Por Editorial MDT em 13/01/2013

Você passou em uma entrevista de emprego, mas está inseguro sobre aceitar ou não a proposta oferecida? Saiba que há motivos que justificam recusar uma oferta de emprego como ter vergonha de trabalhar naquela empresa, por exemplo, não admirar seus futuros líderes ou estar sendo movido apenas pelos ganhos financeiros que terá com a vaga. Saiba mais:

Admirar seu chefe pode ser fundamental para aceitar a oferta (Foto: divulgação)

Motivos para recusar uma oferta de emprego

Para muitas pessoas conseguir um novo emprego pode ser a realização de um sonho ou a oportunidade de retomar metas paradas pelo desemprego, porém, é preciso verificar se a oferta realmente se encaixa no que você procura para evitar frustações futuras. Entre os motivos para recusar uma oferta de emprego está o foco em sua carreira. Caso a vaga em questão compreenda mais atividades do que você tinha em sua ocupação antiga ou não se encaixe em sua formação ela pode ser recusada, para que você não mude o sentido de sua carreira.

Pensar somente em dinheiro é outra coisa que pode ser uma justificativa para recusar uma oferta de emprego. Se você deseja aceitar a vaga apenas pela remuneração financeira, pode ser que as atividades desenvolvidas se tornem difíceis para você em pouco tempo. O mesmo vale para uma vaga cuja remuneração é mais baixa do que o necessário para pagar suas despesas mensais.

O dinheiro não pode ser sua única motivação (Foto: divulgação)

Quando recusar uma oferta de emprego

Se você tem dúvidas sobre quando recusar uma oferta de emprego, saiba que há muitas razões que podem te levar a isso. Uma delas é o orgulho. Para que você se sinta bem no seu trabalho, é preciso que não se envergonhe de dizer aos outros em que lugar atua. Caso anteveja que isso irá acontecer, recuse a vaga. Se as atividades a serem desenvolvidas parecerem muito complicadas para você ou ao contrário, simples demais, também há chances de que você frustre as expectativas dos empregadores ou as suas próprias, por isso é mais um motivo para dizer não.

Os desafios e atividades devem estar de acordo com sua formação (Foto: divulgação)

O relacionamento com os futuros líderes é mais um motivo para recusar uma vaga de trabalho. É preciso admirar as pessoas com quem você trabalha e ter um nível bom de dialogo com elas. Se você notar que o relacionamento será difícil ou não sentir estima pelo profissional que irá gerenciá-lo, talvez seja bom não aceitar a proposta. Convém também verificar outras questões antes de aceitar a vaga como, por exemplo, o ambiente de trabalho da empresa, os benefícios oferecidos, as condições de seu transporte até o local, a disponibilidade para viagens e a política de férias e folgas.

Veja também: Como se adaptar ao novo emprego

Abandono de Emprego – Como Proceder

Top