Moda Nerd Feminina 2011

PUBLICIDADE

Quem viveu na década de 80 conhece muito bem o termo nerd e traz significados diferentes daqueles que passaram a saber da existência do nome somente quando o bom da internet fez mostrar que os “inteligentes e desajeitados” eram na verdade caras legais de uma turma. É normal, no entanto, que valores sejam alterados com relação ao passar do tempo e, hoje, um nerd é considerado não somente inteligente, como também entende de tudo um pouco e, vira e mexe é consultado sobre diferentes assuntos. Mas, nesta linha, surgiram outras classificações também, como os geeks, que é, praticamente, uma versão do nerd com conhecimento voltado à tecnologia. Mas, definições à parte, fato é que a indústria está sempre atenta e o mercado não deixa passar nenhuma tendência em branco, quando ele não a cria. Hoje, produtos geeks ou nerds estão presentes em diferentes áreas do mercado e a moda feminina também conta com esta definição no momento de comercializar produtos específicos para esta demanda.

O principal elemento da moda nerd é ressaltar os valores que definem uma pessoa como tal. Nos dias de hoje, existem muitas variações do termo nerd, como, por exemplo, os geeks, especialistas em tecnologia, ou os otakus, amantes de mangás (histórias em quadrinhos japonesas) e animes (desenhos animados japoneses), os gamers, que, como o próprio nome diz, são amantes de jogos eletrônicos, entre outros. Com isso, uma garota nerd, pode, através de sua vestimenta, apresentar seu estilos e seus gostos, como, por exemplo, enquanto um geek conta com um pingente que mostre circuitos, ou que lembre uma memória RAM ou um chip de computador, ou uma camiseta estampada também com circuitos eletrônicos, a otaku utiliza um acessório ou camiseta de um personagem de anime ou mangá, podendo ser esta peça de roupa com uma estampa de um personagem, ou até mesmo uma imitação da roupa do próprio personagem. Algo como, uma pessoa utilizar uma camiseta amarela com um ziguezague em preto, obviamente, para remeter ao Charlie Brown.

Não somente utilizando roupas e acessórios de personagens, as meninas nerds (geeks, gamers, otakus) também contam com alguns acessórios marcantes, como, por exemplo, os óculos com armações grossas, ressaltando o uso do objeto. As diferentes marcas e conhecidas grifes da moda contam com muitos modelos de óculos com armações grossas e destacadas, hoje comuns exatamente pelo uso deste público.

Outros acessórios e marcas estão muito atrelados ao estilo nerd, como, por exemplo, o calçado All-Star da Converse, que, faz parte do visual de muitos jovens, de diferentes tribos urbanas. Obviamente, não se trata de uma exclusividade, e também não é um traço de identificação, mas é muito apreciado pelas nerds (e pelos nerds também). Camisetas com frases ou símbolos que remetem a personagens, sejam eles de filmes, quadrinhos ou jogos eletrônicos, também são grandes símbolos da moda nerd.

PUBLICIDADE

Uma curiosidade importante é que, entre os próprios nerds, existe a cultura de que uma pessoa nunca se identifica como nerd, e, sim, as outras pessoas que o dizem que eles pertencem a esta “família”.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.