CDB Liquidez Diária: Confira as principais características

Felipo Bellini 09/02/2022 Notícias

Algumas pessoas que estão entrando recentemente no mercado financeiro não sabem o que é CDB e como ele funciona? Guardar dinheiro não é um hábito muito comum dos brasileiros e quando se fala em investimento de renda fixa, a mais lembrada é a poupança.

Com uma rentabilidade menor que a inflação, a poupança não é uma das melhores opções de investimento na atualidade, mas existem alternativas para quem deseja investir e não quer arriscar o seu dinheiro, e uma delas é o CDB de liquidez diária. Confira o que é e como investir neste modelo de investimento.

O que é CDB de liquidez diária?

Os Certificados de Depósitos Bancário – CDB, são títulos de renda fixa onde o investidor pode efetuar o resgate do dinheiro diariamente, sem que perca a rentabilidade. Uma ótima opção ultimamente por conta do baixo risco. Esses títulos de investimento CDB servem para que a instituição financeira custeie suas atividades e remunerem posteriormente, com juros, o investidor que adquiriu os seus títulos.

O que é CDB de liquidez diária

Fonte/Reprodução: original

Ter o CDB de liquidez diária significa que você terá rendimento, independente do dia que decidir resgatar o dinheiro que foi aplicado. Esse é o investimento ideal para quem não sabe em quanto tempo precisará resgatar o valor investido em caso de emergência ou mero desejo.

Quais as principais características do CDB?

A maioria dos CDBs de liquidez diária estão vinculados ao CDI, que é uma taxa que determina o rendimento anual de vários tipos de negócios do mercado de investimentos. Essa taxa ficou em 2,75% no ano de 2020, por exemplo.

Este é um tipo de investimento garantido pelo FGC – Fundo Garantidor de Créditos – o tornando bastante seguro, já que mesmo com a falência do banco em que você investiu, o dinheiro pode ser devolvido, mas com um limite de R$ 250 mil.

Outra característica é que não se faz necessário pagamento de qualquer natureza para efetuar o investimento. Porém, será cobrado Imposto de Renda e IOF – Imposto sobre Operações Financeiras. Mesmo assim, o certificado de depósito bancário tem um retorno financeiro melhor que a poupança.

Ainda existem as opções de CDBs pré-fixados e pós-fixados, que podem utilizar algum outro índice de taxa para seu rendimento. Portanto, estude seu perfil financeiro, entenda o que é o certificado de depósito bancário e, caso não queira correr riscos na hora de investir seu dinheiro, saiba que essa é uma excelente opção.

Outros artigos

Reserva de Passagens Aereas Webjet 2011

20/01/2011

Reserva de Passagens Aereas Webjet 2011

Reservas de Passagens Webjet 2011 Que delicia quando as férias chegam e é possível fazer uma viagem, os planos do ano todo podem ser colocados em prática, dormir ...