Mitos e verdades sobre glúten

Mitos e verdades sobre glúten

O glúten tem sido cotado como o principal responsável por vários problemas de saúde, desde o excesso de peso até as terríveis enxaquecas. Porém,…

Por Editorial MDT em 25/09/2013

O glúten tem sido cotado como o principal responsável por vários problemas de saúde, desde o excesso de peso até as terríveis enxaquecas. Porém, boa parte desses comentários não passa de uma grande farsa. Saiba mais sobre o assunto e confira osmitos e verdades sobre o glúten.

O glúten pode ser consumido por pessoas que não possuem doença celíaca ou intolerância. (Foto: divulgação)

Glúten

Enquanto alguns alimentos se tornam famosos da noite para o dia, como é o caso do óleo de coco, outros são mandados ao chão com muita rapidez. Algumas vezes é necessário registrar, sem motivo cientificamente correto. É o caso do glúten, proteína presente nos itens que sai feitos com trigo, aveia, cevada e centeio.

A substância não é tolerada por pessoas que são portadoras de doença celíaca. Essas somam quase 1 milhão de brasileiros. E com o intuito de melhor atende-los, a indústria aumentou a oferta de produtos livres dessa proteína. Porém, grande parte da população passou a imaginar que o consumo de alimentos destacados como “sem glúten”, é um indicador de que essa proteína seja maléfica. Entretanto, trata-se de uma interpretação errada. Pensando nisso, selecionamos alguns mitos e verdades sobre o assunto, confira.

A retirada do glúten da alimentação causa falsa impressão de emagrecimento. (Foto: divulgação)

Mitos e verdades sobre o glúten

1. O glúten faz mal para a saúde.

Mito. O glúten só é prejudicial para pessoas que possuem doença celíaca ou sensibilidade a essa proteína.

2. Os pães e outros alimentos que não contém glúten ficam mais duros.

Verdade. A glutelina e a gliadina, que estão presentes no trigo, proporcionam maciez e elasticidade para a massa. Na ausência desse ingrediente, é necessário acrescentar outros para melhorar a elasticidade dos alimentos, como gelatinas em pó sem sabor e outros.

3. Retirar o glúten da dieta ajuda a emagrecer.

Mito. Segundo especialistas, retirar o glúten da alimentação proporciona falsa impressão de que o emagrecimento ocorre por conta da proteína, quando na verdade, está mais relacionado ao carboidrato.

4. O chocolate contém glúten.

Verdade. A maioria dos chocolates contém glúten em sua composição. Por isso, fique atento e leia sempre a embalagem, caso você não possa consumi-lo.

5.  Remédios podem conter glúten.

Verdade. Em alguns casos, o glúten é usado na composição de alguma substância presente no medicamento. Por isso, é recomendado sempre ler a bula.

Alguns medicamentos podem conter glúten. (Foto: divulgação)

A sensibilidade ao glúten é um problema que acomete muitas pessoas em todo o mundo. O consumo dessa proteína não é restrito para todas as pessoas, somente para portadores de doença celíaca e intolerantes. Consulte uma nutricionista para maiores orientações sobre o assunto.

Top