Editorial MDT 14/04/2012 Bem Estar

Muitas pessoas apresentam manifestações após a ingestão de alimentos à base de glúten.

Algumas pessoas podem apresentar manifestações gastrointestinais após ingerirem alimentos que contenham glúten. Nem todas elas possuem a alergia a essa substância, mas sim uma sensibilidade a ela. Conheça os sintomas da sensibilidade ao glúten.

Definição

A sensibilidade ao glúten é uma condição clínica, na qual os indivíduos apresentam manifestações após a ingestão de alimentos à base de glúten. Os sinais e sintomas são:

  • Dor abdominal;
  • Cansaço;
  • Dor de cabeça;
  • Diarreia;
  • Perda de peso;
  • Inchaço sem explicação.

Sensibilidade ao glúten X Doença celíaca X Alergia ao trigo

A sensibilidade ao glúten diferencia da doença celíaca e da alergia ao trigo, por não ocorrer o envolvimento de processos alérgico, nem de processos autoimunes. Dessa forma, as manifestações dos sinais e sintomas são menos graves, quando comparado às outras duas patologias. O que ocorre com os indivíduos que possuem sensibilidade ao glúten é uma intolerância após sua ingestão, porém sem ocasionar danos ao intestino delgado.  Outro fator é que os indivíduos apresentam melhora do quadro com a exclusão do glúten da dieta. Vale lembrar que o glúten está presente em alimentos como: trigo, aveia, cevada e malte.

Dor de cabeça pode ser um dos sintomas de sensibilidade ao glúten.

Diagnóstico

Na maioria dos casos o diagnóstico de sensibilidade ao glúten é feito por exclusão. Ou seja, antes de comprovar, são excluídas as hipóteses de: doença celíaca, alergia ao trigo e doenças inflamatórias intestinais. Depois, é realizada a retirada e a reintrodução da substância na dieta, sempre monitorando as possíveis manifestações clínicas. Quando comprovado o aparecimento dos sintomas e sinais após a ingestão de alimentos à base de glúten, o diagnóstico é confirmado.

Estudos recentes sobre o assunto

Pesquisadores, através de estudos, buscaram compreender as semelhanças e diferenças entre a doença celíaca e a sensibilidade ao glúten. Eles avaliaram que as condições clínicas são causadas por diferentes respostas na mucosa intestinal. Além disso, ficou comprovado que a doença celíaca é uma patologia mais grave e complexa, por ocasionar lesão da mucosa intestinal, alterando assim a sua permeabilidade. Diferente do que acontece na sensibilidade ao glúten, na qual não foram detectadas lesões sobre a mucosa intestinal. O que torna uma patologia mais simples, porém com grande importância clínica.

O glúten está presente em alimentos como: trigo, aveia, cevada e malte.

A sensibilidade ao glúten é uma entidade pouco conhecida, mas que acomete um número significativo de pessoas. Diante de qualquer manifestação que possa sugerir uma possível sensibilidade a essa substância, busque uma orientação médica.

Outros artigos

Curso gratuito de eletricista Cetec Senai

07/06/2012

Curso gratuito de eletricista Cetec Senai

  [caption id="attachment_462191" align="aligncenter" width="378" caption="A área da cosntrução civil está em alta (Foto: Divulgação)"][/caption] O eletricist...

Vagas de Emprego em Osasco – SP 2011

18/02/2011

Vagas de Emprego em Osasco – SP 2011

Profissionais qualificados nas funções relacionadas abaixo poderão se beneficiar com as 200 vagas de emprego abertas para os seguintes cargos: Vendedor Atenden...