Milhas Aéreas - Tudo que você precisa saber

Milhas Aéreas – Tudo que você precisa saber

Tenho certeza que você já ouviu falar sobre milhas aéreas e como elas podem te fazer viajar o mundo sem gastar muito. Quando você…

Por bety em 16/07/2020

Tenho certeza que você já ouviu falar sobre milhas aéreas e como elas podem te fazer viajar o mundo sem gastar muito. Quando você vai contratar um cartão de crédito, algumas companhias oferecem também o acúmulo de milhas como um diferencial, o que leva muitas pessoas a escolher um cartão com essa facilidade.

As milhas aéreas são uma forma de você poder viajar para onde quiser, mesmo tendo uma renda mais limitada. Apesar de serem muito famosas, ainda há aqueles que não entendem muito bem como elas funcionam e como começar a acumular milhas. No artigo de hoje, nós tiramos todas essas dúvidas! Fique de olho.

milhas aereas

O que são as milhas aéreas

Milhas aéreas é um nome dado à pontuação que é gerada por meio de programas de fidelidade de companhias aéreas. O principal intuito desses programas de fidelidade é melhorar o seu relacionamento com o cliente, deixando-o mais próximo da empresa. Essas milhas são acumuladas quando os clientes adquirem produtos ou usam serviços das companhias.

As milhas aéreas são acumuladas principalmente pelos programas de fidelidade das companhias aéreas, mas também existem programas de fidelidade de cartões de crédito. Todas essas milhas podem ser usadas para gerar descontos em viagens futuras e dependendo de quanto você possuir acumulado, pode conseguir viajar até mesmo de graça.

Milhas aéreas e programas de fidelidade

A relação entre as milhas aéreas e os programas de fidelidade é bem próxima, mas algumas pessoas confundem e não entendem muito bem como se relacionam. Diversas companhias aéreas de nosso país possuem programas de fidelidade onde o cliente acumula milhas (ao usar os seus serviços ou produtos), muitas vezes chamadas também de pontos, que podem vir a ser trocadas por viagens.

Cada companhia aérea pode decidir como fará: se exigirá um total de milhas para um determinado destino ou se oferecerá descontos proporcionais a quantidade de milhas de cada cliente. No caso dos programas de fidelidade de cartões de crédito, os pontos (ou seja, as milhas), surgem de acordo com o uso do cartão. Existe a possibilidade de transferir essas milhas para os programas de fidelidade das companhias aéreas e, assim, você terá mais milhas acumuladas e pode aproveitar mais vantagens.

Se obter descontos em viagens é importante para você, pode ser uma boa opção levar isso em conta na hora de escolher seu novo cartão de crédito, dando preferência a algum que possua um programa de fidelidade e permita a transferência dos pontos para que se tornem milhas aéreas.

Principais programas de fidelidade no Brasil

As companhias aéreas podem disponibilizar para seus clientes diversos programas de fidelidade para que possam escolher de acordo com seu gosto pessoal de qual desejam participar. Cada cidadão pode participar de mais de um programa de fidelidade, devendo fazer o seu cadastro toda vez para receber as instruções e começar a acumular milhas.

O Brasil conta com 3 programas de fidelidade que são principais, ou seja, são os mais conhecidos e utilizados. A companhia aérea Azul, por exemplo, conta com o programa Tudo Azul. Quem participa desse programa pode aproveitar incríveis promoções

exclusivas, pode participar do Clube Tudo Azul onde o acúmulo de milhas é acelerado e também ganha mais algumas vantagens ao transferir os seus pontos do cartão de crédito.

A LATAM também possui o seu programa de fidelidade, sendo chamado de Multiplus. Participando desse programa, você acumula milhas ao adquirir passagens aéreas, como também pode gerar pontos através de parceiros como o KM de Vantagens, hotéis, centenas de lojas virtuais e muito mais. Vale a pena ler mais sobre ele e conferir tudo o que tem a oferecer.

A companhia aérea Gol conta com o programa Smiles, sendo bastante popular. A companhia também conta com diversos parceiros pelos quais você pode acumular suas milhas, por isso você pode aumentar suas milhas ao adquirir passagens aéreas, comprar em lojas e usufruir de serviços de parceiros. Você ainda tem a opção de assinar o Clube Smiles e aproveitar benefícios de compra exclusivos, transferências de milhas e muito mais.

Maneiras para acumular mais milhas aéreas

Há diversas maneiras para acumular mais e mais milhas aéreas, conseguindo assim descontos cada vez maiores para suas futuras viagens nacionais e internacionais. Além de ganhar milhas adquirindo pacotes e passagens aéreas das companhias, uma das formas mais utilizadas de acúmulo de milhas é com o cartão de crédito. É uma forma bem simples, fácil e rápida de aumentar suas milhas.

Outra opção é comprar milhas aéreas, sendo esse um procedimento que vem se tornando cada vez mais praticado no mundo todo. Há, até mesmo, sites específicos que permitem a compra e venda de milhas aéreas por pessoas interessadas.

Veja como ganhar milhas com seu cartão de crédito

Acumular milhas aéreas com seu cartão de crédito é um dos métodos mais eficazes, pois com um rápido cadastro no programa de fidelidade do seu banco, você passa a acumular pontos com cada compra realizada. Quantos pontos você ganha, depende de um cálculo feito pela própria instituição.

Cada compra será revertida em uma determinada quantia de pontos que, depois, podem ser transferidos para o seu programa de fidelidade da companhia aérea e, então, virar milhas. Você acumula pontos ao usar o seu cartão para fazer compras e também para efetuar pagamentos de contas. Dessa forma, você pode acumular uma grande quantidade de milhas aéreas durante o ano.

Se você escolher um cartão de crédito que permita o acúmulo de milhas, pode ser possível conferir na própria fatura quanto você acumulou no mês.

Como transferir as milhas aéreas do cartão

Após acumular uma grande quantidade de milhas aéreas, é comum você querer transferir tudo para o programa de fidelidade da sua companhia. É necessário conferir com o próprio banco do seu cartão se eles fazem essa transferência, se cobram algo e quanto cobram, como tudo é feito. Se eles não dão essa opção, você pode buscar por empresas que fazem esse intermédio entre as milhas do cartão e a companhia.

No entanto, sempre certifique-se de que o processo é seguro.

Top