Mastigação lenta: benefícios

Com a agitação cada vez maior no dia a dia da sociedade moderna é comum encontrar pessoas com menos tempo para realizar atividades relaxantes…

Com a agitação cada vez maior no dia a dia da sociedade moderna é comum encontrar pessoas com menos tempo para realizar atividades relaxantes e prazerosas, como se alimentar. Muita gente não dispõe de tempo nem mesmo para selecionar alimentos saudáveis para a alimentação diária e muito menos para se preocupar com a qualidade da mastigação, entretanto, diferente do que alguns podem pensar, existem motivos de sobra para valorizar os benefícios que esse ato pode promover.

Apesar de alguns desconfiarem de suas vantagens, uma mastigação compassada e eficiente é capaz de melhorar diversas funções do organismo. Fique por dentro do assunto e conheça os benefícios da mastigação lenta.

A mastigação correta confere inúmeros benefícios. (Foto: divulgação)

Controle de peso

O tempo médio para o cérebro receber a informação de que o alimento ingerido chegou ao estômago é de cerca de 20 minutos, ou seja, o suficiente para quem come rápido abusar na quantidade de calorias consumidas. Comer devagar é uma atitude que permite ao cérebro captar, de forma mais eficiente, a mensagem enviada pelo hormônio da saciedade de que a pessoa já está satisfeita e que já é hora de parar de comer.

Conheça a mastigação correta para emagrecer.

Facilita a digestão

É na boca que ocorre a primeira etapa da digestão, com a trituração do alimento ingerido em pedaços cada vez menores. A saliva potencializa esse efeito, pois possui enzimas digestivas que ajudam a diminuir ainda mais as partículas alimentares, de maneira que possam ser mais facilmente absorvidas pelo organismo.

Comer devagar promove mais saciedade. (Foto: divulgação)

Melhor proveito dos alimentos

Outra vantagem para o sistema digestório é que, ao mastigar devagar, o alimento fica bem triturado e as enzimas do suco digestivo, no estômago, podem se misturar melhor ao alimento, resultando em sua melhor metabolização. Comer devagar também permite que as partículas alimentares mantenham contato com as papilas gustativas por mais tempo, o que torna possível sentir melhor o sabor de cada prato.

Leia Também:  Escova progressiva, efeitos colaterais

Vantagens em mastigar lentamente

Independente do alimento consumido, a mastigação lenta é capaz de auxiliar no processo de digestão, prevenindo problemas bastante comuns como pirose e plenitude epigástrica. Quem tem o hábito de mastigar devagar pode se beneficiar com diversas vantagens, dentre as quais se pode destacar:

  • Diminuir a ingesta calórica por dar mais tempo para o organismo se sentir satisfeito;
  • Processo digestivo facilitado;
  • Maximização da utilização de nutrientes alimentares;
  • Refeição mais prazerosa.

Conheça as causas e os cuidados com a sensibilidade dos dentes.

Facilidade digestiva e melhor aproveitamento de nutrientes são algumas vantagens. (Foto: divulgação)

Encontrar tempo para manter bons hábitos alimentares como ter uma dieta balanceada e mastigação lenta, pode ser mais trabalhoso, porém apresenta benefícios que fazem valer a pena os minutos a mais que lhes são dispensados.

Top