Como o marketplace é uma excelente ferramenta para ganhar dinheiro

Como o marketplace é uma excelente ferramenta para ganhar dinheiro

Como o marketplace é uma excelente ferramenta para ganhar dinheiro

Wagner Santos 21/07/2021 Notícias

Como o marketplace é uma excelente ferramenta para ganhar dinheiro | Hoje em dia, mais e mais as pessoas que querem vender estão abrindo mão de vendas em locais físicos. E é claro, isso começou a ganhar popularidade por conta de uma necessidade. Há quase 2 anos estamos vivendo uma pandemia, que mexeu completamente nas estruturas do que era conhecido como vender

Lojistas tiveram que se reinventar, e de repente todo mundo que queria vender, lucrar e assim sobreviver vendia pela internet. Fosse delivery de comida por app, fosse através de redes sociais. E assim, o marketplace ganhou força e passou a ajudar muitas pessoas a vender muito mais. E hoje você vai poder aprender mais sobre isso, pois vamos ensinar o que é marketplace e como vender mais com esse modelo de negócios.

O que é marketplace?

Dependendo de quanto tempo você passa navegando na internet, é possível que já tenha lido por aí o nome marketplace. Então se mesmo assim você não sabe o que é marketplace, saiba que esse segmento teve início em meados de 2012, mas ganhou força recentemente pelos momentos que estamos passando.

No seu cerne mais básico, marketplace é uma ferramenta usada por quem quer vender e também por quem quer comprar através da internet. Sendo uma plataforma online onde os vendedores podem fazer suas ofertas para o público.

O que difere o marketplace de uma loja virtual tradicional, é que ao invés do método tradicional de uma loja virtual que tem um unico dono que vende seus próprios produtos, o marketplace é um conglomerado de lojas virtuais diferentes que vende diferentes marcas, com diferentes preços que concorrem entre si ainda que no mesmo seguimento, o que facilita para quem compra escolher o melhor produto pelo melhor preço, e aumenta a competitividade entre os lojistas, o que sempre é bom e produtivo para o mercado

Bons preços

E por falar em competitividade de preços, essa é uma grande maneira de vender mais por lá, afinal, em um ambiente virtual tão repleta de opções, o preço sempre vai ser o maior chamativo. E claro, tudo bem planejado e uma pesquisa sobre o preço da concorrência cobrar menos não vai te fazer lucrar menos, uma vez que o fluxo de vendas vai aumentar. 

Portanto, na hora de definir o preço que você quer vender, fique atento ao preço oferecido pela concorrência, faça conta e entenda bem os custos para você, calcule a margem de lucros e seja o mais competitivo possível, pois muitas vezes a competitividade define o que é marketplace.

Seja bem visto pelos clientes.

Sabemos que bons preços fazem as pessoas virem, mas a confiança faz com que elas voltem sempre. E para isso é importante que você seja o mais honesto possível. Isso porque a popularidade não vem apenas através de bons produtos, problemas vão acontecer, é algo natural do  ramo, mas como você vai lidar com essas situações é que vai definir se o cliente vai te considerar alguém de confiança ou não. 

Por isso ser transparente sobre tudo é fundamental. Transparentes quanto ao seu estoque, mostrando eles em sua totalidade sem esconder possíveis defeitos de seja lá o que você vender com fotos bem claras e de vários ângulos, transparência na comunicação sem fazer com que o cliente compra algo sem saber totalmente o que está comprando ou onde está se metendo, e transparência na descrição do produto fazendo o máximo para descrevê-lo em cada detalhe. São essas pequenas coisas que criam uma reputação respeitada. 

Lembrando que para entender o que é marketplace, você tem que entender que as políticas de reputação vão ser diferentes para cada plataforma, então reclamações recorrentes e avaliações ruins podem afundar o seu negócio aos olhos de quem conhece sua loja. Então atenção.

Bom atendimento é tudo

Acho que todo mundo tem uma história sobre aquele lugar que até fornece bons produtos, mas o atendimento é como se o atendente estivesse vivendo o pior dia de sua vida… Todo dia quando atendo alguém .Isso afugenta clientes e muitas vezes faz com que eles nunca mais voltem, afinal ninguém quer lidar com antipáticos.

Sabemos que clientes podem ser difíceis às vezes, não é como se vender fosse fácil e como se o slogan “o cliente tem sempre razão” fosse 100% justo. Vão existir momentos onde o cliente não vai ter razão, onde ele vai fazer perguntas óbvias, onde ele vai custar a entender o seu ponto não importa quão claro você seja, e para isso o novo conselho é: Paciência e perseverança. 

Porque o dinheiro deles também conta, e para cada cliente problemático sempre haverá aquele tranquilo, com que você pode até criar uma boa relação fazendo com que ele volte sempre, já que um bom atendimento pode gerar um nível de confiança e conexão que quando você perceber, não só ele estará comprando de novo, como os amigos e família para quem ele indicou também, tudo graças a simpatia e paciência do bom atendimento dessa loja virtual. 

Crie promoções

Todos já viram algum vídeo de um pobre lojista que foi atropelado por dezenas de clientes desesperados durante uma promoção de black friday, certo? Pois bem, por mais que a cena possa parecer bizarra, pense que cada uma daquelas pessoas estava lá para fazer uma compra grande, e fazer o dinheiro entrar no caixa da loja, então por mais pitoresca que visualmente aquilo possa ser, aquilo é sede de comprar, e óbvio, deve ser usado em favor das suas vendas. 

E aproveitando que estamos vendo o que é marketing digital, aí vai uma observação óbvia: ela é digital! O que significa que nenhum funcionário seu passará pelo o que o pobre Mufasa passou em “O rei leão”, e da segurança da casa, você pode fazer muitas vendas.

Seja black friday, dia dos pais, dia das mães, dia das crianças, natal. Felizmente nosso país tem uma série de feriados e comemorações onde tradicionalmente se presenteia, isso dá a você lojista uma gama gigantesca de oportunidades para fazer negócio.

E agora que você já sabe o que é marketplace, pode usar essas dicas para vender muito e trazer muito lucro a sua loja.

Outros artigos

Câncer de Mama: Uma Dura Realidade

05/05/2011

Câncer de Mama: Uma Dura Realidade

Infelizmente o câncer de mama é um dos maiores causadores de mortalidade no público feminino. O câncer ocorre quando as células do organismo passam a se dividir ...

Liquidação Lojas Colombo 2012: ofertas

06/01/2012

Liquidação Lojas Colombo 2012: ofertas

[caption id="attachment_371974" align="alignnone" width="505" caption="Só restam dois dias para aproveitar a liquidação."][/caption] As Lojas Colombo está promove...