Termina nessa quarta-feira o prazo para regularização do título de eleitor

Quem deixou para última hora terá que enfrentar filas nos cartórios eleitorais para regularização do título de eleitor. Termina nessa quarta-feira, 9 de maio,…

Por Élida Santos em 09/05/2012

Hoje é o último dia para tirar o título de eleitor (Foto: Divulgação)

Quem deixou para última hora terá que enfrentar filas nos cartórios eleitorais para regularização do título de eleitor. Termina nessa quarta-feira, 9 de maio, o prazo para deixar em ordem o título de eleitor, tendo em vista as eleições municipais que acontecem nesse ano. O prazo também serve para quem for tirar o título de eleitor pela primeira vez, ou solicitar a transferência de sessão eleitoral.

Mais de 500 mil eleitores procuraram a Justiça Eleitoral na segunda-feira, 7 de maio, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Devido a esse excesso de procura, o TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) vem adotando desde o dia 8 um esquema reforçado para atender a demanda. Nesse dia 9, os cartórios eleitorais, que ficarão abertos das 9h às 19h.

Leia também: Calendário de propaganda Eleitoral 2012

Em algumas capitais o tempo de espera passa de 4 horas, como por exemplo, em Cuiabá. Os eleitores desse município podem procurar o Ganha Tempo, das 7h30 às 18h30, e a Casa da Democracia, das 9h às 18h. Nas cidades menores a espera é proporcional, no entanto, os cidadãos terão que ter paciência com o atendimento, pois terão que esperar de qualquer forma.

Leia também: Eleições municipais de 2012: datas

Os cartórios eleitorais vão funcionar até às 19 horas (Foto: Divulgação)

Para as pessoas que tirarão o título pela primeira vez, a indicação é procurar o cartório eleitoral da sua região e levar carteira de identidade, certificado de quitação com o serviço militar (no caso de homem maior de 18 anos) e comprovante de residência. A habilitação e carteira de trabalho não são aceitos como identidade, sendo necessário apresentar o RG original, com foto legível e atual.

Confira os horários e locais de atendimento em 11 capitais

Rio de Janeiro das 11h às 19h
Natal das 8h às 18h
Recife das 8h às 16h
Manaus das 8h às 17h
Curitiba das 9h às 18h
Belo Horizonte das 8h às 17h
Salvador das 8h às 18h
Fortaleza das 8h às 18h
Cuiabá das 7h30 às 18h30 e das 9h às 18h (dependendo do local)
São Paulo das 9h às 18h
Porto Alegre das 9h às 19h


Top