Maquiagem Masculina – Dicas e Sugestões

Você poder até ser preconceituoso e antiquado, mas a cada dia que passa mais e mais homens buscam na maquiagem uma ferramenta para promoção…

Por Redacao em 13/05/2011

Você poder até ser preconceituoso e antiquado, mas a cada dia que passa mais e mais homens buscam na maquiagem uma ferramenta para promoção pessoal, melhorando a apresentação e — por que não? – o ego.

As raízes da maquiagem masculina são antigas. De faraós do antigo Egito aos índios sul americanos,  seja para distinção social ou simplesmente como um atrativo ao sexo oposto, a maquiagem tem sido usada por homens da guerra e da paz há milênios!

Hoje em dia, a moda que veio com as passarelas e com cinema (ou vai me dizer que nunca notou que Johnny Deep ou George Clooney se maquiam?) fomentam o consumo masculino, com nécessaires próprias lotadas de cremes, bases, corretivos, rímel e afins.

No Brasil, onde o estilo masculino é mais para pelada de final de semana que para produção de visual, o mercado voltado à maquiagem masculina aumentou mais de 4 vezes durante o ano passado em relação ao ano anterior. Sinal de que a cada dia, mais homens percebem o poder de uma melhor aparência.

Alguns passos básicos para se fazer uma maquiagem em homens devem ser observados, para que não fique chamativa demais:

– Rosto: Use a base com a ponta dos dedos ou esponja. Concentre sua atenção na zona T (nariz e testa) e queixo, evitando aplicar nas bochechas. Se seu rosto estiver manchado, aplique uma camada mais grossa, mas cuidado para não ficar artificial demais. Área que deve ser mantida sob atenção é a base do nariz, pois homens tem uma tendência natural para que ali surjam pequenas varizes, que podem ser facilmente cobertas com suaves toques de base.

A barba cerrada pode ser um problema em algumas situações, mas é muito melhor cultivar um look bad boy do que tentar cobrir os pelos com base ou pó compacto. Pelos finos podem ser cobertos, mas com uso de bom-senso.

Use pó compacto para tirar brilhos ou cobrir manchas que ainda se destaquem, não esquecendo da região do pescoço e do colo, para evitar que o rosto se destaque demais e criando um efeito mais natural e harmonioso.

– Olhos: Lápis e rímel escuros devem ser evitados, dando preferência ao realce dos olhos com um traço fino (muito fino!) de lápis marrom somente sobre a raiz do cílios. O rímel transparente pode ser usado se você quiser  obter um efeito de alongamento de seus cílios.

As sobrancelhas podem ser desbastadas, mas não delineadas. Um pouco de rímel transparente, utilizado com o pincel e no sentido dos pelos pode causar um efeito legal, penteando e mantendo-os no lugar .

– Boca: Batom, só se for do mesmo tom de seus lábios, e mesmo assim, somente como retoque. Dê preferência ao uso de hidratante labial sem brilho. Pequenas espinhas ou cravos na região dos lábios podem ser retocados com base, porém tomo o cuidado de não ultrapassar a linha dos lábios, misturando base e protetor.

– Cabelos:  Deixando de lado o corte, assunto que deve ser tratado diretamente com seu profissional de confiança, o uso de shampoos e hidratantes auxiliam na manutenção da suavidade e da força de seu cabelo. Poluição e sol são os piores inimigos de seus cabelos, por isso é sempre interessante usar produtos de boa qualidade e que cubram esse tipo de exposição, como linhas com protetores UV e hidratantes sem óleo.

Não esqueça de tirar sua maquiagem para dormir. Há ótimos produtos de limpeza de pele disponíveis no mercado, embora apenas com água morna e sabonete neutro você já possa considerar sua pele limpa.

Top