Madeira Plástica Reciclada

A sustentabilidade tem sido um dos temas mais trabalhados nos últimos tempos. Diversos cientistas e pesquisadores de diferente áreas de atuação buscam mecanismos para…

Por Redacao em 13/08/2011

A sustentabilidade tem sido um dos temas mais trabalhados nos últimos tempos. Diversos cientistas e pesquisadores de diferente áreas de atuação buscam mecanismos para salvar o nosso planeta de uma forma sustentável. Com isso, as pesquisas chegam a coisas que jamais imaginaríamos um dia existir. Um grande exemplo vem da madeira, para muitos madeira é madeira, vem da arvore e não pode ser mudado. Porém, tentando melhorar o campo moveleiro pesquisas buscaram uma madeira sustentável, já que extrair e plantar novamente parece ser um sistema que não basta. Por fim chegaram a uma madeira inovadora, a madeira plástica reciclável.

Além de sustentável e benéfica ao nosso planeta, a madeira plástica é muito moderna e inúmeras marcas já utilizam dela na produção de seus móveis e na construção de casas. Esse recurso sintético reaproveita uma série de elementos que juntos fazem do material idêntico a madeira, entretanto reforçando a sustentabilidade. É também chamada de madeira sintética, que possui como base em sua composição o plástico reciclável e algumas fibras vegetais, como a serragem e o sabugo de milho, que não contribuem para a devastação do meio ambiente.

Quem pensa que o material não é tão resistente como a madeira em si, se engana e muito. Os elementos pertencentes a composição da madeira plástica reciclável faz deste material uma estrutura segura e altamente resistente. Além da durabilidade e resistência da madeira plástica, a fusão dos resíduos resulta em um material moderno e bonito, podendo combinar de diversas formas na decoração e construção da casa.

A tendência agora é fazer da madeira plástica reciclável um dos produtos mais vendidos do mercado, pois assim o desflorestamento das matas será menor e o número de árvores no planeta maior. A cada dia a tecnologia é revista e novas fórmulas são criadas para fazer da madeira plástica um material ainda melhor. O que seria depositado em aterros sanitários, agora com essa nova proposta de reciclagem, a poluição do meio ambiente também diminui.

Além destas vantagens, a madeira plástica reciclável possui um baixo custo de manutenção, aparência idêntica ao da madeira maciça, não retém água em sua estrutura, é imune contra os cupins e pode ser pintada sem qualquer tipo de restrição.

A madeira sintética já está sendo usada em diversos ramos, principalmente nas áreas de lazer, como decks de piscina. Podem ser usadas também para forros, cercas e móveis. O uso da madeira plástica em áreas externas vem porque ela apresenta resistência ao calor e umidade. O preço da madeira plástica reciclável se compara ao da convencional, mas o aumento da demanda está trazendo uma significativa redução dos custos.

Não deixe de adquirir uma madeira muito resistente e com diversas vantagens com um preço parecido aos das maciças, além de ajudar indiretamente a salvar o nosso planeta. Você pode encontrar tábuas do produto em diversas lojas de materiais de construção e móveis que utilizam dessa madeira nas grandes lojas de móveis.

Top