Lugares Históricos que Valem a Pena Conhecer

Ver o passado de perto, entender melhor uma época que já passou, apreciar obras de arte de grandes artistas que só vemos em livros…

Ver o passado de perto, entender melhor uma época que já passou, apreciar obras de arte de grandes artistas que só vemos em livros e andar pelas ruas onde muitos eventos importantes aconteceram há séculos. Essas são algumas das sensações de se visitar uma cidade histórica. Com mais de 500 anos de história, o Brasil guarda lugares imperdíveis para quem deseja fazer turismo histórico e uma das localidades mais procuradas são as cidades históricas de Minas Gerais. Quem já foi comprova que os lugares históricos brasileiros valem a pena conhecer, confira a seguir mais dicas e escolha o roteiro para as suas próximas férias.

O estado, situado na região sudeste, é conhecido por ter sido parte importante da história brasileira relacionada ao ciclo do ouro. Suas montanhas guardam acontecimentos de extrema importância para o país, já que em várias cidades, a exploração mineral foi responsável por grandes avanços na economia e na sociedade. Portanto, para quem pretende fazer um passeio por cidades históricas, vale a pena conhecer alguns locais importantes. Abaixo, mostramos três municípios que são conhecidos nacional e internacionalmente pela importância histórica que carregam até hoje. Veja só.

Ouro Preto

Localizada a 95 quilômetros de Belo Horizonte, a capital de Minas Gerais, Ouro Preto é um dos grandes destaques do circuito formado pelas cidades históricas brasileiras. Devido à importância de seu conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico, a cidade foi o primeiro sítio brasileiro a ser reconhecido e tombado pelo Patrimônio da Humanidade da Unesco.

Entre as atrações turísticas estão as famosas igrejas que guardam até hoje a história do período barroco, em construções com muitos detalhes em ouro e imagens santas de artistas como o famoso Aleijadinho, que esculpiu peças de grande importância para o Brasil.

Leia Também:  Pontos Turísticos na Suíça

O Museu da Inconfidência, que conta a história da conhecida revolução liderada por Tiradentes, um mártir brasileiro, fica localizado na praça principal e também merece uma visita. E já que o assunto é museu, a cidade conta também com o Museu do Oratório, imperdível para quem se interessa pela história religiosa e artística.

Congonhas

O local é conhecido como a Cidade dos Profetas já que o grande destaque é a obra de Aleijadinho formada por doze esculturas de profetas que ficam localizadas na frente da Igreja Bom Jesus. Todo o roteiro turístico de Congonhas gira em torno das suas importantes igrejas: no Jardim dos Passos, seis capelas formam uma bela representação da Via Sacra, com imagens feitas em madeira, e há também a mais antiga da cidade, a Igreja Nossa Senhora do Rosário, totalmente construída por escravos, há muitos séculos. Por estar localizada em uma região de paisagens muito bonitas, Congonhas oferece também passeios em que o contato com a natureza é a principal atração e uma boa pedida é conhecer o Parque da Cachoeira.

Tiradentes

Atualmente, esta é uma cidade bastante conhecida dentro e fora do Brasil. Com ótima infraestrutura turística, Tiradentes recebe, todos os anos, dois importantes eventos culturais: o Festival de Gastronomia e Cultura e a Mostra de Cinema.

Um outro grande destaque da cidade fica por conta da grande oferta de móveis: lojas especializadas na fabricação de peças de qualidade e de estilo mais rústico podem ser facilmente encontradas pelas ruas. Entre os atrativos religiosos, encontram-se diversas igrejas, como a Capela de Nossa Senhora do Rosário, construída por escravos, e a Igreja de São Francisco de Paula, de onde é possível avistar uma belíssima paisagem.

Para conhecer outros roteiros históricos, acesse: http://www.cidadeshistoricasdeminas.com.br

Leia Também:  Réveillon 2017 Pacotes e Opções Para Viagem Final de Ano

Top