Livro Política, de Aristóteles onde comprar

O grande filósofo grego Aristóteles tem dois importantes trabalhos sobre a ciência política retratados em livro: “Política” (Politéia) e a “Constituição de Atenas”. Acredita-se…

Aristóteles

O grande filósofo grego Aristóteles tem dois importantes trabalhos sobre a ciência política retratados em livro: “Política” (Politéia) e a “Constituição de Atenas”. Acredita-se que o primeiro seja o registro de lições dadas no Liceo – escola onde o filósofo ministrava seus ensinamentos – e registradas por seus alunos. Já o segundo “A Constituição de Atenas” é uma obra que só foi conhecida muito, mas muito tempo depois, no final do século XIX – e, pior, em fragmentos. Ela foi encontrada, entre 1880 e 1881, no Egito, e registra as várias formas e alterações constitucionais que a Cidade Estado grega passou por obra dos seus principais legisladores.

A “Política” (Politéia) é dividida em oito livros, que tratam de diversos aspectos ligados à vida em sociedade e da composição da Atenas da época. Nele constam análises sobre a escravidão, a família, as riquezas e ainda uma crítica às teorias de Platão – o mestre de Aristóteles. Contudo, ele não se contenta em analisar apenas a cidade em que vivia, mas se esmerava em comparações  com as constituições de outras cidades, a fim de criar um universo que comportasse os contextos e possibilidades que cada regime político oferecia.

Onde encontrar:

http://www.fnac.com.br

por R$ 8,40

Editora: MARTIN CLARET

Ano Edição: 2001

Número Edição: 1

Quantidade. Páginas: 272

Em Constituição em Atenas, provavelmente escrita entre 332 e 322 a.C., descreve a evolução política de Atenas desde as suas origens aristocráticas até o aparecimento da democracia, passando pela instauração da tirania no século VI a.C. Na segunda parte da obra, Aristóteles expõe detalhadamente as instituições e o funcionamento da democracia em seu tempo.

Onde encontrar:

http://wwwsubmarino.com.br

Editora: Hucitec

Ano: 1995

Edição: 1

Leia Também:  Cursinhos para concursos em Cuiaba

Número de páginas: 276

Acabamento:  Brochura

Aristóteles:

Nasceu em Estagira, 384 a.C., e faleceu em Atenas, em 322 a.C. Foi aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande. Pelo rigor de sua metodologia e pela amplitude dos campos em que atuou é considerado o primeiro pesquisador científico no sentido atual do termo. Foi o primeiro filósofo a distinguir a ética da política, sendo a primeira uma ação voluntária e moral do indivíduo, e a segunda as vinculações deste com a comunidade.

Seus escritos, além da política, abrangem diversos assuntos, como a física, a metafísica, a poesia, o teatro, a música, a lógica, a retórica, o governo, a ética, a biologia e a zoologia. É um dos fundadores da filosofia ocidental – e um de seus representantes mais importantes. Todos os aspectos da filosofia de Aristóteles continuam a ser objeto de estudos acadêmico nos dias de hoje. Infelizmente, acredita-se que a maior parte de sua obra tenha sido perdida e apenas um terço de seus trabalhos tenham sobrevivido.

Top