terça-feira, 6 de dezembro de 2022 - 06/12/2022 23:43:55
MundodasTribos

Aristóteles

O grande filósofo grego Aristóteles tem dois importantes trabalhos sobre a ciência política retratados em livro: “Política” (Politéia) e a “Constituição de Atenas”. Acredita-se que o primeiro seja o registro de lições dadas no Liceo – escola onde o filósofo ministrava seus ensinamentos – e registradas por seus alunos. Já o segundo “A Constituição de Atenas” é uma obra que só foi conhecida muito, mas muito tempo depois, no final do século XIX – e, pior, em fragmentos. Ela foi encontrada, entre 1880 e 1881, no Egito, e registra as várias formas e alterações constitucionais que a Cidade Estado grega passou por obra dos seus principais legisladores.

A “Política” (Politéia) é dividida em oito livros, que tratam de diversos aspectos ligados à vida em sociedade e da composição da Atenas da época. Nele constam análises sobre a escravidão, a família, as riquezas e ainda uma crítica às teorias de Platão – o mestre de Aristóteles. Contudo, ele não se contenta em analisar apenas a cidade em que vivia, mas se esmerava em comparações  com as constituições de outras cidades, a fim de criar um universo que comportasse os contextos e possibilidades que cada regime político oferecia.

Onde encontrar:

http://www.fnac.com.br

por R$ 8,40

Editora: MARTIN CLARET

Ano Edição: 2001

Número Edição: 1

Quantidade. Páginas: 272

Em Constituição em Atenas, provavelmente escrita entre 332 e 322 a.C., descreve a evolução política de Atenas desde as suas origens aristocráticas até o aparecimento da democracia, passando pela instauração da tirania no século VI a.C. Na segunda parte da obra, Aristóteles expõe detalhadamente as instituições e o funcionamento da democracia em seu tempo.

Onde encontrar:

http://wwwsubmarino.com.br

Editora: Hucitec

Ano: 1995

Edição: 1

Número de páginas: 276

Acabamento:  Brochura

Aristóteles:

Nasceu em Estagira, 384 a.C., e faleceu em Atenas, em 322 a.C. Foi aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande. Pelo rigor de sua metodologia e pela amplitude dos campos em que atuou é considerado o primeiro pesquisador científico no sentido atual do termo. Foi o primeiro filósofo a distinguir a ética da política, sendo a primeira uma ação voluntária e moral do indivíduo, e a segunda as vinculações deste com a comunidade.

Seus escritos, além da política, abrangem diversos assuntos, como a física, a metafísica, a poesia, o teatro, a música, a lógica, a retórica, o governo, a ética, a biologia e a zoologia. É um dos fundadores da filosofia ocidental – e um de seus representantes mais importantes. Todos os aspectos da filosofia de Aristóteles continuam a ser objeto de estudos acadêmico nos dias de hoje. Infelizmente, acredita-se que a maior parte de sua obra tenha sido perdida e apenas um terço de seus trabalhos tenham sobrevivido.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redacao

Redação Mundo das Tribos.

1

Pode ser do seu interesse

Sabesp Jovem Aprendiz 2018 – Vagas, Inscrição

Sabesp Jovem Aprendiz 2018 – Vagas, Inscrição

Curso mecânico industrial gratuito SENAI 2014

Curso mecânico industrial gratuito SENAI 2014

Programa Municipal de Qualificação Profissional 2010 – PQN

Programa Municipal de Qualificação Profissional 2010 – PQN

Curso Martelinho de Ouro SP, RJ, RS, BH

Curso Martelinho de Ouro SP, RJ, RS, BH

Processo seletivo para cursos superiores Senai SP 2013

Processo seletivo para cursos superiores Senai SP 2013

Pós EAD Gratuito – Pós-Graduação

Pós EAD Gratuito – Pós-Graduação