Licenciamento de Veículos 2017

Licenciamento de Veículos 2017

Confira as principais informações sobre licenciamento de veículos 2017. O procedimento anual é obrigatório em todos o território nacional para garantir a renovação do…

Por Redacao em 08/03/2010

Confira as principais informações sobre licenciamento de veículos 2017. O procedimento anual é obrigatório em todos o território nacional para garantir a renovação do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) e se regularizar para trafegar nas vias públicas no próximo ano.

 

Licenciamento de veículos 2017

 

Janeiro está chegando e já é o momento de se preparar para as contas do próximo ano. Como IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), IPVA (Imposto sobre Veículos Automotores) e também, o licenciamento de veículos.

 

O licenciamento de veículos é obrigatório e deve ser feito anualmente pelos proprietários de veículos. O valor varia de acordo com o estado entre R$ 50,00 até R$ 150,00.

 

Como fazer o licenciamento 2017?

 

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) pode ser realizado através da internet no site do Detran do estado o qual o veículo está registrado pelo RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores) ou ainda presencialmente no posto de atendimento do Detran, Ciretran, Poupatempo, banco e também pelos Correios. Caso o veículo seja de outro estado é possível apenas a opção de licenciamento online.

 

Para licenciar o veículo, primeiro é importante consultar se o mesmo está com todos os débitos quitados, pois só assim será aprovado o licenciamento. Então, será preciso apresentar documentos como o comprovante de licenciamento do ano anterior, o comprovante de pagamento do IPVA e pagamento de taxa de renovação do ano vigente, por exemplo.

Os documentos necessários também podem ser consultados no site do Detran.

 

Datas de vencimento 2017

 

Há a opção de realizar o pagamento do tributo junto com o IPVA, mas a data de vencimento é informada de acordo com o último número da placa do veículo.

 

É muito importante conferir o mês em que o licenciamento deverá ser renovado para não deixar para a última hora. O ideal é fazer um mês antes da data de vencimento para ter tempo de chegar o novo documento.

 

As datas de vencimento podem ser consultadas através do site do Detran.

 

 

O que acontece se não licenciar o veículo?

 

É permitido licenciar o veículo até o último dia da data de vencimento, mas é preciso prestar atenção nas datas porque pode levar mais de 15 dias para o novo documento chegar, caso a renovação seja feita via Correios ou pela internet.

 

Caso o motorista seja flagrado sem o documento ou com ele vencido responderá por infração, perderá pontos na carteira, deverá pagar multa, além de ter o veículo apreendido até a comprovação da quitação do débito em aberto.

 

Também, é essencial que os proprietários que estão com a dívida em aberta de outros anos regularizem com acréscimo de juros e multas. Caso, tenha mais de dois anos é preciso entrar em contato com a Secretaria da Fazenda do Estado.

 

Dicas para licenciamento de veículos 2017

 

A primeira dica é não esquecer sobre o licenciamento. Como não é enviado nenhum tipo de comunicado, muitas pessoas acabam se esquecendo de licenciar o veículo.

 

Para que você não tenha que passar por transtornos caso seja flagrado com o licenciamento vencido e tenha que pagar multa, perder pontos na carteira e ainda ter o veículo apreendido é essencial o pagamento na data estipulada pelo Detran.

 

Consulte as informações do veículo e acerte todos os débitos e até mesmo possíveis multas.

 

Também é essencial realizar o procedimento com antecedência. O licenciamento pode ser pago até o último dia da do mês de vencimento, mas é aconselhável fazer antes por conta do prazo de chegada do novo documento.

 

É preciso consciência e responsabilidade por parte dos proprietários de veículos para não ficar com pendências.

Top