Mini Captiva da Buick 2013

Para os aficionados por carros, no dia 10 de janeiro, a Buick, um dos braços da General Motors nos EUA apresentou pela primeira vez,…

Por Editorial MDT em 20/01/2012

Modelo de Carro Conceito do Mini Captiva Encore da Buick, um crossover compacto de luxo

Para os aficionados por carros, no dia 10 de janeiro, a Buick, um dos braços da General Motors nos EUA apresentou pela primeira vez, durante o salão de Detroit, o Ecore, um utilitário já cotado para entrar na lista de fortes concorrentes do Ford EcoSport no Brasil.

O modelo que foi classificado pela marca como um “pequeno crossover de luxo”, chegará ao mercado Norte Americano no ano de 2013, mostrando que pela primeira vez, os Estados Unidos começam a pensar pequeno, pelo menos quando o assunto é “carro”.

O conceito dos compactos ganhando cada vez mais terreno

A versão brasileira deve apresentar um design mais agressivo e maiores detalhes internos

O conceito conhecido de que, carro americano possui uma carroceria avantajada e tamanho assustador, além de belos e barulhentos motores V6 ou V8 começa a mudar, pois os americanos começam a preferir compactos. O fato se tornou conhecido e chegou ao Salão de Detroit deste ano, onde as montadoras começam a deixar de lado os modelos grandes e exagerados, investindo em carros compactos e econômicos.

A mudança se deve ao impacto da crise econômica do país, o “American Way of Life”, fazendo com que o exagerado e invejado “estilo de vida americano” comece a ser repensado. “Pela primeira vez, em mais de 100 anos de indústria, os consumidores americanos estão preocupados com consumo de combustível e emissões de poluentes”, afirmou Bob Lutz, ex-presidente mundial da montadora GM, atualmente membro da Via Motors, empresa especializada em converter veículos convencionais em “super-hibridos”, como ele próprio definiu.

Mini Captiva Buick, compacto, mas desejado

Apresentado no Salão de Detroit, o Encore promete ser o grande concorrente do EcoSport

Por causa dessa mudança de pensamento no modo de vida americano, o “Mini Captiva”  vem sendo esperado, porém, a Chevrolet mantem segredo sobre os detalhes mais técnicos do carro, assim como um grande mistério sobre sua data de lançamento.

A Buick, braço da GM, afirmou que o mini-crossover foi planejado sobre uma plataforma global, e que nos Estados Unidos, o Encore terá um motor 1.4 Ecotec turbo de 140 cavalos de potência e 20,4kgfm de torque, trabalhando em conjunto com um câmbio automático de 6 marchas.

Estas especificações com certeza terão pequenas mudanças para a versão brasileira, bem como,  modificação no visual para o comércio em nosso país, com uma grade um pouco mais agressiva e maiores detalhes de acabamento interior. Um interior que, segundo a GM, conta com espaço para 5 ocupantes com conforto, graças aos 2,55 metros entre-eixos e dos 4,27 metros de comprimento, 1,77 de largura e 1,64 de altura, além de um porta-malas para 533 litros.

O modelo mostrado este dia 10 de Janeiro no Salão de Detroit conta com 10 air-bags ABS, alerta de colisão frontal e câmera traseira, mas provavelmente estes itens serão minimizados na versão da Chevrolet.

E então? Está ansioso pelo lançamento do Encore? Infelizmente, o modelo lançado no Salão de Detroit é apenas um carro-conceito que remete ao carro que será lançado apenas em 2013. Para conferir a versão oficial será necessário esperar. O que é uma pena.

Top