Especialidades médicas mais procuradas

A formação médica é extremamente ampla e muitas especialidades são pouco conhecidas. Existem várias áreas diferentes que podem ser seguidas, abrangendo desde o atendimento…

Por Editorial MDT em 22/06/2012

A clínica geral é muito importante

A formação médica é extremamente ampla e muitas especialidades são pouco conhecidas. Existem várias áreas diferentes que podem ser seguidas, abrangendo desde o atendimento clínico e cirúrgico, até o campo de realização de exames de imagem ou laboratoriais. Conheça as especialidades médicas mais populares por serem as mais procuradas pela população em geral.

Saiba sobre os programas de residência médica para 2012.

Clínico geral

Além de ser o campo que cuida dos pacientes adultos, também é a área de qual derivam todas as outras especialidades de clínica médica. Isso significa que, por exemplo, para se formar em cardiologia, pediatria, gastroenterologia, pneumologia ou nefrologia, é necessário antes realizar a especialização em clínica geral.

Ginecologia

É a especialização médica voltada, especificamente, para a saúde da mulher, responsável por tratar problemas que envolvem o sistema reprodutor, como útero, vagina e ovários.

O cardiologista é o responsável pelos cuidados do coração

Pediatria

O médico pediatra tem sua formação dirigida totalmente para os cuidados infantis, tratando desde recém-nascidos à adolescentes.

Cardiologista

O cardiologista é médico clínico especialista em problemas que envolvam o coração ou os vasos sanguíneos.

Dermatologista

Essa especialidade médica tem por objetivo identificar e tratar os problemas de pele. Pode ser voltada tanto para questões estéticas, como aplicações de peelings e resolução de problemas na aparência cutânea, como também para a resolução de doenças mais observadas em clínica geral.

Urologia

Essa especialidade clínico-cirúrgica é responsável em identificar e tratar os problemas que resultam em algum tipo de distúrbio urológico.

Oftalmologia

Essa especialidade é uma vertente da medicina que é voltada para identificar e tratar os vários tipos de problema relacionados à visão. Esse tipo de médico pode fazer intervenções mais simples, como prescrever erros de refração e até mesmo realizar uma consulta.

A ortopedia é muito conhecida entre a população

Otorrinolaringologia

Essa especialidade está entre as mais difíceis de serem realizadas, porém também é considerada uma das mais completas. Os médicos que optam por esse caminho atuarão resolvendo problemas do ouvido, nariz, seios paranasais, faringe, laringe, cabeça e pescoó.

Endocrinologia

O objeto de estudo para esses médicos são as desordens metabólicas, que podem resultar em aumento ou diminuição na produção de hormônios.

Ortopedia

A ortopedia tem presença garantida entre as especialidades mais conhecidas pela população. Essa área da medicina fica responsável por tratar problemas ósseos, musculares, ligamentares, articulares.

A urologia é uma especialidade clínico-cirúrgica

Na área da saúde a dedicação aos estudos deve ser contínua, pois um profissional atualizado é aquele que saber instituir as melhores formas de tratamento. A medicina abre um leque de oportunidades, o que, em algumas situações, pode gerar muitas dúvidas.

Veja também: Programa de Bolsas de Resistência Médica SP 2012.

Top