Leilão de Carros abaixo da Fipe – Como Funciona

Leilão de Carros abaixo da Fipe – Como Funciona

Leilão de Carros abaixo da Fipe – Como Funciona

Isabella 21/07/2021 Carros

O mercado de leilão de carros abaixo da Fipe está sofrendo profundas transformações de modo a privilegiar a modalidade online, onde é possível realizar arremates com segurança e conforto sem sair de casa. É possível comprar carros seminovos com 10, 20 ou até 50% de desconto em relação à tabela Fipe.

Leilão de Carros abaixo da Fipe

Em algumas situações, o comprador consegue fazer excelentes negócios, arrematando um veículo com até 50% em cima do seu valor de mercado. Porém, lucrar com leilões não é tão simples quanto comprar produtos em promoção no supermercado. Para garantir mais vantagem, é preciso ter conhecimento e cuidado.

Continue lendo para saber mais.

O que é leilão de carros abaixo da Fipe?

Trata-se de um tipo de licitação em que um bem de valor é disposto em concorrência pública ou privada na internet. Seu propósito é gerar um valor mínimo de recursos, a fim de cobrir custos com o evento, eliminar dívidas de multas e financiamento do antigo proprietário ou, simplesmente, liquidar o item.

Assim, durante o período do leilão, o maior lance vence a disputa e arremata o lote. No caso de um leilão realizado online, isso acontece de maneira bastante simples, bastando enviar o valor do lance pela plataforma do leiloeiro. Depois, é só esperar para ver se o seu lance é o vencedor.

Como funciona o leilão de carros abaixo da Fipe?

Para começar, o mais importante a se fazer, antes mesmo de se pensar em enviar um lance em uma disputa, é conhecer o instrumento mais importante do leilão: o edital. Nesse documento, é possível ter acesso, em detalhes, a todas as informações mais relevantes sobre o lote, o leiloeiro e as regras do leilão.

Sendo assim, em primeiro lugar, confira, com calma, o edital para evitar possíveis frustrações após o arremate. Todo tipo de leilão precisa dispor de um edital, que deve ser igualmente considerado em um leilão de carros online.

Nesse caso, o edital deve apresentar, entre outras informações, detalhes sobre o estado do veículo e sua origem, valor das dívidas acumuladas (no caso de uma alienação fiduciária), formas de pagamento, além da descrição rigorosa de cada etapa do leilão. Confira a seguir algumas das dúvidas mais comuns que o edital esclarece sobre o funcionamento de leilões de carros.

De onde vêm os veículos?

Tenha em mente que a maioria dos veículos de leilão de carros online são produtos de apreensão em blitz para regularização fiscal ou da situação de financiamento inadimplente do antigo proprietário que, por não poder arcar com os custos, têm o automóvel alienado, o qual vai a leilão para cobrir essas dívidas.

Porém, além desses casos, os veículos também podem ser ofertas de seguradoras que recuperaram esses carros após roubos ou acidentes (leilão de sucata). Montadoras costumam também leiloar veículos com base em alguns critérios. Esse é um dos casos mais vantajosos para a compra, já que os veículos de montadoras costumam estar em perfeito estado de conservação.

Quem pode participar de um leilão de carros abaixo da Fipe?

Vale ressaltar que qualquer pessoa, física ou jurídica, maior de 18 anos, sem restrição judicial de qualquer natureza, pode participar de um leilão de carros online. Tudo o que se precisa fazer é cadastrar seus dados na própria plataforma do leiloeiro e registrar o interesse em participar da disputa por um lote.

Participar dos leilões costuma ser muito fácil: 1) se cadastre, gratuitamente, na plataforma; 2) confira os lotes disponíveis e 3) registre seu interesse em participar de um leilão. Daí, é só enviar seus lances e torcer pelo arremate!

Qual é a forma de pagamento?

O mais comum é o pagamento à vista, principalmente para alguns casos especiais, em que essa condição de pagamento é obrigatória após o arremate. No entanto, a depender do tipo de leilão e do leiloeiro, é possível parcelar o pagamento e, até mesmo, financiar o bem arrematado, por meio dos órgãos competentes.

Como encontrar os melhores leilões de carros online?

Se você quer encontrar os melhores leilões de carros online, primeiramente é importante conhecer a história do leiloeiro no mercado e verificar sua reputação entre os participantes. Indicações de amigos e profissionais são boas fontes de informação. 

Busque saber:

  • há quanto tempo o leiloeiro atua no mercado;
  • quantos leilões o leiloeiro já executou;
  • o que os participantes de leilões de carros online dizem sobre o leiloeiro;
  • qual o nível de satisfação dos arrematantes de lotes dos leilões executados pelo leiloeiro.

Após essa verificação, busque participar de um leilão online na plataforma do leiloeiro, apenas para assistir à dinâmica dos lances e arremates. Vale, também, avaliar os lotes e a variedade oferecida na plataforma.

Benefícios de comprar um carro em leilão online

Economia! Comprar um veículo em um leilão de carros online traz uma série de vantagens, especialmente a quem tem estratégias bem pensadas por trás de cada lance. A maior vantagem é esta, que atrai a atenção da maioria dos interessados em participar de leilões: economia.

Lembrando que, para aproveitar essa vantagem dos leilões, é fundamental considerar os valores a serem pagos posteriormente, como taxas do leilão, IPVA atrasado, documentação e possíveis reparos. Por isso, no dia de visitação, para conhecer o carro, vale a pena contar com a presença de um mecânico ou funileiro de confiança para avaliar o estado do veículo e estimar custos.

Segurança: A segurança, especialmente quando as negociações acontecem na plataforma de um leiloeiro com boa reputação, é outro fator muito relevante dos leilões de carros online. Todo o processo é assegurado por lei, e, uma vez que se envia o lance vencedor, o direito de propriedade sobre o veículo é do arrematante.

Mais facilidade: Praticidade é, sem dúvidas, uma das vantagens mais evidentes em participar de um leilão de carros online. Imagine poder comprar um carro seminovo, para uso próprio ou para revenda, tudo sem precisar sair de casa!

Gostou das dicas? Deixe seu comentário.

Outros artigos

Lei sopa e pipa – o que é

24/01/2012

Lei sopa e pipa – o que é

[caption id="attachment_382366" align="alignnone" width="622" caption="Leis nos EUA buscam combater a pirataria online."][/caption] Dois projetos de lei estão sen...

Decoração Artesanal Para Sala

04/03/2011

Decoração Artesanal Para Sala

Decoração Artesanal Para Sala A moda esta sempre em constantes mudanças até mesmo na decoração de ambientes, atualmente os arquitetos e designers estão se rendend...

Vagas de emprego Lojas Renner no RS

22/11/2011

Vagas de emprego Lojas Renner no RS

Com intuito de completar, e em alguns casos, ampliar o quadro de funcionários para atender a demanda de clientes que aumenta devido as comemorações do Natal, as ...