Como participar de leilões de carros

Na hora de comprar carro, muitas pessoas têm optado por participar de leilões, que geralmente oferecem veículos custando 30% menos, em média, em relação…

Por Andre em 24/05/2014

Na hora de comprar carro, muitas pessoas têm optado por participar de leilões, que geralmente oferecem veículos custando 30% menos, em média, em relação ao mercado convencional. Se você também quer aproveitar esses descontos, saiba como participar de leilões de carros.

Carros de leilão costumam custar, em média, 30% a menos que no mercado convencional (Foto: Divulgação)

Através dos leilões de carros, abertos a pessoas físicas e jurídicas, é possível comprar os mais variados tipos de carros, de diversas marcas e modelos, incluindo automóveis importados, sendo que em alguns casos o veículo pode estar em bom estado de conservação e voltar às ruas, enquanto em outros, ele serve apenas de sucata.

Os veículos de leilão podem abranger carros apreendidos pela polícia em operações contra criminosos, automóveis que pertenciam a órgãos públicos, carros sinistrados (acidentados) e carros financiados que foram retidos devido à falta de pagamento, entre outras situações.

Como funciona o leilão Detran de carros apreendidos

Carros mais baratos para comprar em 2014

Como participar de leilões de carros

Pessoas físicas maiores de 18 anos e pessoas jurídicas podem participar dos leilões (Foto: Divulgação)

Para participar de leilão de carros, o interessado deve entrar em contato com o DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) do seu estado para ficar por dentro da agenda de leilões da região.

Em seguida, você deve ler atentamente o edital do leilão, para saber as datas, os horários e os locais do leilão, além de conferir quais serão os veículos que participarão do evento e o dia da vistoria, para avaliar o estado dos carros. Em alguns casos, pode ser necessário fazer uma inscrição prévia para participar.

Depois, basta comparecer ao local no dia do evento, levando CPF (ou CNPJ), identidade e comprovante de residência, para dar os seus lances, lembrando que o pagamento do carro arrematado deve ser feito à vista (geralmente em dinheiro ou cheque).

Cuidados ao comprar carros em leilão

Antes de participar do leilão, é necessário fazer a vistoria dos carros, para saber qual o estado de conservação deles (Foto: Divulgação)

Agora que você já sabe como participar de leilões de carros, deve ficar atento a alguns cuidados antes de começar a dar lances e fechar negócio. Entre os cuidados ao comprar carros em leilão, não se esqueça de ler o descritivo da venda no edital do leilão.

Nesse item é possível saber se o carro tem problemas mecânicos, multas, impostos atrasados ou outros tipos de débitos, além de verificar se é sucata ou se o veículo pode voltar às ruas. Lembre-se que em caso de reparos e custos com documentação e transportes (como guincho), é você quem arcará com tudo.

Também é importante não deixar de comparecer à vistoria e, se possível, levar junto um mecânico de confiança para avaliar o carro de seu interesse. Outra dica é verificar a idoneidade do leiloeiro.

Top