Quer converter seu veículo para gás natural e não sabe como, o que acontece no seu carro, onde ir e muito menos quanto custa? Pois preparamos um artigo explicando tudo para você decidir se deve ou não fazê-lo. Confira.
Kit de Gás Veicular GNV – Informações e preço
O que é: A sigla do gás utilizado em carros é GNV, que significa Gás Natural Veicular. O produto se espalhou por todo o país e hoje atende grande parte da frota nacional. Principalmente por ser considerado um combustível barato e que causa menor poluição se comparado a seus concorrentes (diesel, gasolina e etanol). O GNV é formado por uma mistura de gases, mas o metano (CH4) é seu principal componente, representando cerca de 90% do composto.
Como é armazenado: o GNV fica sob alta pressão, em cilindros especiais (KIT GNV), instalados no carro.
De onde vem: é extraído de reservas naturais e está presente em todos os setores da sociedade, principalmente nas indústrias.
Quais veículos são adaptáveis ao GNV: o Kit GNV – cujos cilindros são o principal componente – é instalado em carros originais a: gasolina, álcool, flex e alguns carros a diesel. A instalação de kit GNV é feita por empresas homologadas e regulamentadas pelo INMETRO. É importante encontrar uma empresa habilitada, pois a conversão mexerá com várias partes do seu veículo, sendo elas mecânicas e eletrônicas. Confira os componetes:
Mecânicos: cilindro, redutor de pressão, misturador, tubulação do GNV
Eletrônicos: simulador de bicos, emulador de sonda lambda, variador de avanço, kit CAGN.
Indicação de tamanhos de cilindros conforme veículo:
Carros pequenos: de 30 a 40 litros
Carros médios e grandes: até 69 litros
Utilitários: Acima de 69 litros
Um carro convertido com kit GNV chega a apresentar uma economia de 70% no custo de combustível. Obviamente esses valores estão sujeitos à região do país e variações financeiras do mercado.
Deficiências do GNV:
- Ocupa um espaço considerável no porta-malas.
- Perda de potência, principalmente se for motor 1.0 (1000 cilindradas).
- Aumento do peso do carro (aumentando a perda de potência acima citada)
- Desgaste prematuro dos amortecedores, em virtude do peso.
- Baixa autonomia: média de 200 km. Portanto, caso você rode longas distâncias (estradas) é arriscado, pois, caso não haja GNV nos postos pelos quais cruzar, acabará ficando na estrada.
- Alteração da estrutura original do veículo para a instalação. São feitos cortes e furos no chassi e emendas nos fios da parte elétrica (injeção eletrônica).
Recomendação e Preço Carro GNV
Recomendável a carros que rodem acima de 1.000 km por mês – em virtude do custo de instalação e posterior manutenção.
Custo médio da instalação: R$ 2.000
Confira alguns sites onde você pode se informar mais e ainda fazer levantamentos de preços atualizados para a instalação do Kit GNV:
- http://gaspoint.com.br/
- http://www.fullgasgnv.com.br
- http://www.kitflexmasterflex.com.br
- http://www.gnvdobrasil.com.br