IPVA deve diminuir em 2012

PUBLICIDADE

O valor cobrado pelo IPVA  aos motoristas brasileiros deve diminuir no ano que vem. Apesar de aparentar ser uma boa notícia, outros elementos precisam ser analisados. O maior deles é a depreciação dos preços dos veículos usados em decorrência do mercado automotivo estar cada vez mais competitivo.

A concorrência chinesa e o barateamento de inúmeros equipamentos como freios ABS e airbags, são alguns dos fatores que fizeram com o que o valor dos preços usados decaísse. Já que o IPVA corresponde a um percentual do preço desses bens, consequentemente com a desvalorização dos usados o valor cobrado diminui, fazendo do proprietário uma pessoa beneficiada com um ponto positivo e outro negativo.

As secretarias da Fazenda dos estados devem divulgar ainda este mês a tabela com os valores sobre os quais vai incidir o imposto. No estado de São Paulo, o levantamento é feito pela Fipe. As alíquotas são de 4% para veículos movidos a gasolina, 3% para álcool e gás e 2% para as motocicletas.

PUBLICIDADE

Uma pesquisa feita pela Molicar mostrou que a média de depreciação dos veículos no Brasil gira em torno de 8%. Entretanto, algumas marcas e modelos podem chegar a registrar uma perda de 24% em um único ano. Em geral, os carros novos são os que mais costumam a perder valor. Os modelos mais difíceis de revender e os importados também são outros que sofrem com a depreciação. Já os mais populares perdem menos valor com o tempo.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.