Itápolis, capital do sorvete

Itápolis é a capital nacional do sorvete. Localizada a 365 quilômetros de São Paulo, o município possui o melhor sorvete de laranja do país. A receita não é exclusividade de um produtor, mas é um patrimônio desse pedacinho do internacional paulista. É tamanho o empenho para se manter como a principal cidade brasileira na produção de sorvete, que existe uma rede de sorveterias chamada Itápolis, que vende não só o de laranja, mas outros sabores com a mesma cremosidade e sabor igualmente bom.

Leia mais sobre: Segredos para preparar sorvete em casa

Sucesso de Itápolis ganha o Brasil

O município paulista possui 22 sorveterias que recebem diariamente centenas de consumidores. No interior do estado de São Paulo, cerca de 108 outros estabelecimentos comerciais com esse perfil são chefiadas por itapolitanos. A maravilha gelada parece ser mesmo uma marca local, mas esse rótulo é mantido as custas de muitos esforços dos produtores do doce e Prefeitura da cidade, que sempre está reivindicando o posto de Capital Nacional do Sorvete.

Sorvete e agricultura movem a cidade de Itápolis

Com aproximadamente 41 mil habitantes, Itápolis possui uma economia centralizada na produção de sorvete e na agricultura, no cultivo de citros, que trás ao município o título de maior produtora de laranja do mundo. No total, são mais de 1,8 mil propriedades rurais, distribuídos nos 999 quilômetros quadrados de área, produzindo um Produto Interno Bruto (PIB) anual da ordem de R$ 690 milhões, o maior do país há anos.

Saiba mais sobre: Receita de bolo sorvete de chocolate

De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Agricultura de Itápolis, além da laranja, a cidade se destaca na produção de limão, melancia, manga, goiaba e no crescente cultivo da cana-de-açúcar, que hoje ocupa com a cultura de citrus o maior parque de plantio do município.

A Feira Agropecuária (FAITA) é um evento que faz a divulgação do que Itápolis produz, realizada geralmente, na semana do dia 20 de outubro, em comemoração ao aniversário da cidade. A FAITA conta com shows de artistas nacionalmente conhecidos, grandes exposições de equino, bovino e ovino, praça de alimentação, parque de diversões e entre outras atrações. A feira recebeu uma média de 100 mil pessoas por ano.

Reply