Rotas do Pinhão: dicas de viagem

As pessoas que desejam conhecer o estado do Paraná devem optar pelas Rotas do Pinhão. Esta opção de turismo permite explorar Curitiba e toda…

As pessoas que desejam conhecer o estado do Paraná devem optar pelas Rotas do Pinhão. Esta opção de turismo permite explorar Curitiba e toda a região metropolitana. Para quem ainda não definiu a viagem para as férias de julho, a ideia de aproveitar a capital paranaense e seus arredores pode ser uma ótima alternativa para o mês de folga.

Quem se arrisca numa aventura pelas Rotas do Pinhão conta com as vantagens de uma viagem barata e repleta de atrativos. A região apresenta grandes possibilidades para conhecer a fundo a cultura, a gastronomia e o ruralismo do estado. Sem falar que a visita à Curitiba promete grandes emoções, pois se trata de uma das melhores cidades brasileiras para se viver.

Explorando Curitiba

Curitiba é um lugar irresistível, sendo capaz de fascinar todos os tipos de turistas. A cidade conta com três séculos de vida, por isso ela respira história e cultura por todas as partes. Quem passa por Curitiba tem a chance de visitar espaços culturais, museus e monumentos históricos.

Os amantes de cultura com certeza vão apreciar os eventos tradicionais de Curitiba, como é o caso do festival de teatro e a feira de artesanato. O roteiro cultural da capital também inclui paradas no Memorial Árabe, Memorial Japonês, Museu Oscar Niemeyer, Fonte da Memória e Teatro Paiol.

A capital do Paraná se destaca com os seus endereços gastronômicos, que permite ao turista experimentar a melhor comida do estado. Quem aprecia a culinária italiana, por exemplo, deve passear pelo bairro Santa Felicidade e saborear as delícias de algum restaurante. Também é possível encontrar comidas típicas de todas as partes do mundo no Mercado Municipal de Curitiba.

Veja também: Hotéis baratos em Curitiba

Continuar Lendo  Dicas para alongar a silhueta sem sofrimentos

Os arredores de Curitiba

As Rotas do Pinhão não valorizam apenas os pontos turísticos de Curitiba, mas também busca apresentar ao turista o que existe de melhor da região metropolitana. Os arredores de Curitiba permitem explorar, sobretudo, as paisagens bucólicas e rurais.

Para quem gosta de história e cultura, uma visita ao Centro Histórico da Lapa com certeza será uma experiência inesquecível. O município possui 14 quarteirões que compõem um patrimônio cultural do Paraná. Além disso, também é possível encontrar hotéis fazenda e chácaras de lazer que permitem aproveitar o clima de ruralismo.

Outra cidade que entra nas Rotas do Pinhão é Balsa Nova, conhecida nacionalmente pelos seus bairros bucólicos e também pela produção de porcelana de alta qualidade. Já em Rio Negro, os turistas que passeiam pela cidadezinha podem levar na bagagem uma lembrança do artesanato em palha de milho.

Na cidade de Quatro Barras, o turista pode iniciar o Caminho do Itupava, participando de atividades que envolvem muitas aventuras, como as escaladas no Morro do Anhangava. As paisagens naturais das Rotas do Pinhão também permitem praticar outros esportes, como o cicloturismo por estradas rurais e rafting.

As Rotas do Pinhão permitem que o turista explore o que há de melhor no estado em matéria de turismo rural. Para ter contato com a cultura do homem que vive no campo, vale a pena visitar a comunidade de Guajuvira, São José dos Pinhais e Colombo.

Saiba mais: Lugares para passear em Curitiba

Top