IRPF 2017: Declaração, Programa, Restituição

IRPF 2017: Declaração, Programa, Restituição

IRPF 2017: Declaração, Programa, Restituição   Assim como todos os anos milhões de contribuintes devem se preparar para a Declaração do Imposto de Renda…

Por Redacao em 13/01/2010

IRPF 2017: Declaração, Programa, Restituição

 

Assim como todos os anos milhões de contribuintes devem se preparar para a Declaração do Imposto de Renda referente ao exercício de 2016 e ficar atentos aos prazos de restituição

 

Confira IRPF 2017: Declaração, Programa, Restituição e não deixe para a última hora para enviar o documento. É essencial seguir as orientações do site da Receita Federal e baixar o programa oficial.

 

Declaração, programa, restituição: IRPF 2017

 

O imposto é obrigatório para muitos brasileiros, por isso é essencial conferir os prazos e atualizações para o ano de 2017. Cerca de 30 milhões de contribuintes devem realizar a declaração para o ano base de 2016. Antes de declarar o importo é preciso checar os requisitos e separar todos os documentos necessários.

 

Declaração imposto de renda IRPF 2017

 

Todos os anos muitos brasileiros são obrigados a declarar o imposto de renda por meio do Programa oficial no site da Receita Federal dentro do prazo estabelecido. Para o ano de 2017 ainda não foram divulgadas as datas, mas elas poderão ser consultadas em breve em Receita Federal do Brasil.

 

Há duas formas que normalmente os contribuintes declaram sendo a própria pessoa separando todos os documentos, fazendo o download do programa e preenchendo todos os dados com muita atenção ou contratando os serviços de um contador que vai realizar todo esse processo.

 

O programa não é complicado, porém é preciso saber informar os dados corretamente para não ter divergências.

 

O que é o IRPF?

 

O IRPF – Imposto de Renda de Pessoa Física – nada mais é do que um imposto federal brasileiro obrigatório para todas as pessoas que obtém um ganho acima de determinado valor mínimo por ano.

 

Por exemplo, as pessoas físicas que residem no Brasil e receberam rendimentos tributáveis superiores ao valor divulgado pela Receita ao que se refere ao ano base devem declarar – R$ 28.123,91.

 

 

Como baixar novo programa IRPF?

 

Para fazer a declaração do imposto de renda 2017, tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas é preciso utilizar o programa oficial que a Receita disponibiliza no site: http://idg.receita.fazenda.gov.br/

 

Por enquanto, o programa para o IRPF 2017 ainda não está disponível para download, apenas o do exercício anterior. Porém, é previsto o lançamento em breve, já que o período de declarações deve começar no primeiro semestre do ano.

 

É impossível realizar a declaração 2017 por outros meios sem o uso do novo programa. Ele é disponível para todos os sistemas operacionais, sendo computadores (Windows, Multiplataforma (zip), Mac, Linux, Solaris) ou dispositivos móveis (Android, iOS).

 

Imposto de renda 2017: Data da restituição

 

Ainda não foram publicadas as informações oficiais sobre a declaração do imposto de renda 2017. Porém, deve seguir os mesmos padrões do ano de 2016 que teve um prazo estabelecido até o mês de abril.

 

O pagamento da restituição é dividido em lotes, em 2016 foram sete lotes sendo: 1º lote – 15 de junho, 2º lote – 15 de julho, 3º lote – 15 de agosto, 4º lote – 15 de setembro, 5º lote – 17 de outubro, 6º lote – 16 de novembro e 7º lote – 15 de dezembro.

 

Restituição 2017: Informações

 

A prioridade de restituição é priorizada pela ordem de entrega da declaração do imposto, ou seja, aqueles que fizeram logo nos primeiros dias devem receber no primeiro lote. Já aqueles que deixarem para a última hora, devem ficar para o último lote.

 

Será possível checar o novo cronograma e valores dos lotes, orientações, consultas, alterar os dados bancários para a restituição de 2017 no site: Receita Federal – Restituição.

 

Para mais informações acesse o site da Receita Federal e confira todas as notícias e dados atualizados.

Top