Internet 5G: saiba mais

Enquanto a rede 4G ainda engatinha no Brasil, sendo oferecida em poucas cidades e contando com um baixo número de usuários e de smartphones…

Enquanto a rede 4G ainda engatinha no Brasil, sendo oferecida em poucas cidades e contando com um baixo número de usuários e de smartphones compatíveis no mercado nacional, em alguns países já estão sendo feitos os primeiros testes com a tecnologia 5G.

A quinta geração da banda larga móvel de alta velocidade já está em testes (Foto: Divulgação)

Quem revelou o detalhe foi a Samsung, que afirmou que já está desenvolvendo a nova tecnologia de internet móvel, capaz de transmitir enormes quantidades de dados através de uma banda com frequência muito mais alta que as oferecidas pelas redes atuais.

Segundo a fabricante sul-coreana, a novidade promete superar todas as barreiras da velocidade da internet, tanto é que, nos testes iniciais, realizados entre dois terminais separados por dois quilômetros de distância, a transmissão de dados se deu a 1 Gbps, velocidade 10 vezes maior que o máximo oferecido pela internet 4G.

Entenda: Tecnologia 4G – como funciona

As incríveis velocidades da internet 5G

A Samsung é uma das pioneiras em testar a tecnologia (Foto: Divulgação)

Com essa velocidade de conexão da rede 5G, o usuário poderia realizar o download de um filme, com tamanho médio de 1 GB, em apenas um segundo, ou seja, ele seria carregado quase que instantaneamente, a partir do momento em que a transferência fosse iniciada.

A tecnologia poderia beneficiar também uma série de serviços online, como o streaming de filmes em 3D e o acesso aos mais variados tipos de conteúdos em altíssima definição, como jogos online, leitura direta e vídeos postados em sites de compartilhamentos.

A operadora japonesa NTT Docomo também já testou a internet 5G, alcançando velocidade de 10 Gbps (Foto: Divulgação)

E se você já se surpreendeu com essa velocidade que poderá ser oferecida pela internet 5G, demonstrada nos testes da Samsung, a operadora de telefonia móvel NTT DOCOMO afirmou já ter atingido a incrível velocidade de 10 Gbps em seus experimentos iniciais, realizados em dezembro de 2012.

Não satisfeita com o desempenho, a empresa que atua no Japão espera aumentar ainda mais essa velocidade, utilizando frequências de transmissão mais altas, nos próximos testes que realizar.

Onde está funcionando: Sinal 4G no Brasil – saiba mais

Quando a internet 5G estará disponível

A expectativa é de que a internet 5G seja oferecida por volta do ano 2020 (Foto: Divulgação)

Por mais que você possa ter ficado empolgado com as possibilidades oferecidas pela banda larga móvel de quinta geração, ainda será preciso esperar um bom tempo para ter acesso à tecnologia. As previsões mais otimistas dão conta de que a internet 5G só deverá estar disponível por volta de 2020.

Top