Imóvel: alugar ou comprar, qual é a melhor opção?

O mercado imobiliário é muito volátil, especialmente numa altura em que a economia continua a recuperar de anos de baixa e o desemprego continua…

Por Élida Santos em 09/09/2015

O mercado imobiliário é muito volátil, especialmente numa altura em que a economia continua a recuperar de anos de baixa e o desemprego continua a ser uma ameaça real em muitas famílias. A pergunta “alugar ou comprar?” é sempre importante para muitas famílias que gerem recursos muito escassos, mas que contudo, querem tomar decisões importantes para a sua vida. Neste artigo iremos abordar com mais profundidade o que implica comprar ou alugar um imóvel.

Alugar ou comprar um imóvel: vantagens e desvantagens (Foto: Divulgação)

Comprar um imóvel

Falando realisticamente, a compra de um imóvel ocorre devido à vontade da família querer possuir algo seu ou então para assentar de vez em determinada região porque a vida assim o determinou. Muitas famílias para comprar uma casa necessitam recorrer a um crédito imobiliário, por se tratar de valores que uma família média não consegue reunir no imediato, mesmo recorrendo às suas poupanças.

Nem sempre comprar é a melhor solução (Foto: Divulgação)

Se você tem um vencimento mensal que lhe permite acomodar uma prestação de um crédito sem que obrigue a grandes sacrifícios ou perda de qualidade de vida, ou uma situação de endividamento que lhe pode inclusivamente condicionar as suas relações com família e amigos, então vá em frente.

Lembre-se sempre de conseguir juntar dinheiro para uma entrada. Avançar com uma entrada estabelece uma relação de confiança com as entidades de crédito e pode permitir a aquisição de melhores condições, como spreads mais razoáveis e taxas de juro mais sustentáveis visto que a entidade de crédito ficará a perceber de que você dispõe de recursos, tendo facilidade em pagar e não necessitando de aumentar as taxas de juro para reaver o dinheiro investido de forma mais rápida.

Imóvel: alugar ou comprar, qual é a melhor opção? (Foto: Divulgação)

Alugar um imóvel

O aluguel, com uma economia instável passou a ser a opção nº1 de muitas famílias. Ninguém sabe se no dia de amanhã não será deslocado para outro emprego, ou se vai precisar de renegociar para rendas mais baixas. O aluguel, de certa forma é o espelho de como a sociedade deixou de poder contar com o retorno do amanhã, para, de forma pragmática conseguir uma gestão mais eficaz de recursos.

No entanto, ao alugar uma casa, não se está a construir um património, nem um legado, mas estamos sim, a pagar um serviço cujo retorno a curto, médio e longo prazo nunca será directamente financeiro.

Confira as vantagens e desvantagens de comprar ou alugar uma casa (Foto: Divulgação)

Exemplo de Salvador

Falar de aluguel em Salvador é entrar num campo muito recente, visto que é a segunda região mais rica do Norte-Nordeste em Produto Interno Bruto, a sua cultura é riquíssima, no entanto, o fato de ser uma zona muito rica tem afastado os residentes da mesma, daí que verificamos em simultâneo uma tendência curiosa, existe compra por parte de residentes do País que têm recursos para tal e aluguel por parte de visitantes estrangeiros que procuram regiões com muito conforto no País, existem muitos apartamentos para alugar em salvador, e a tendência será para aumentar, visto que as famílias têm vindo a abandonar esta região, para ir para outras com um nível de vida mais sustentável.

 

 

Top