Iluminação em Ambientes Escuros – Saiba Como Melhorar

Para quem paga aluguel ou financiamento caro, a melhor solução é economizar ao máximo dentro de casa seja com energia elétrica, água ou gás.…

Por Redacao em 28/08/2011

Para quem paga aluguel ou financiamento caro, a melhor solução é economizar ao máximo dentro de casa seja com energia elétrica, água ou gás. Qualquer economia reduz as despesas e favorecem um balanceamento nas contas. No entanto, nem sempre isso é possível. Para as pessoas que moram em locais de ambientes fechados como apartamentos e casas, elas enfrentam o problema da escuridão em virtude de pouca iluminação. A iluminação também pode fazer parte da decoração e unir o útil ao agradável, foi pensando nisso que selecionamos como dica nessa matéria a iluminação em ambientes escuros, saiba como melhorar.

O resultado no final do mês você já sabe: Aumento dos gastos com a energia elétrica. Para manter uma boa iluminação em ambientes escuros, algumas medidas podem auxiliar neste sentido sem a necessidade de muito gasto ou maiores esforços. Vejamos como fazer uma iluminação em ambientes escuros para também economizar:

– Uma das principais formas de resolver este problema é quando o local contém janelas amplas com o uso de cortinas para que a claridade não passe a ser desconfortável. Outra excelente opção são as janelas menos amplas, mas sendo de vidros visto que mesmo fechadas, a claridade consegue adentrar.

– Telhas transparentes: A maioria das casas apresenta cobertura de telhas seja no formato inglesa ou de amianto possibilitando assim, a colocação de algumas coberturas transparentes (feitas de plástico resistente). Desta forma, não será preciso (durante o dia) manter as lâmpadas acesas, pois a luz do sol clareia todo o ambiente.

– Para quem possui casa ou apartamento com muitas divisões, o ideal é fazer uma reforma para uma melhor iluminação. A ideia aqui é, por exemplo, eliminar a divisão entre a sala e a cozinha. Deixe-a no estilo de cozinha americana a fim de que a claridade atinja todos os cômodos. Durante o período diurno, tente manter as portas da cozinha e janelas abertas a fim de que o vento circule melhor e provoque ventilação no espaço.

– Já quem mora fora das grandes metrópoles, em cidades interioranas ou em serras, uma boa escolha para dar mais iluminação a sua casa são as paredes de vidros em alguns locais. Isto é algo semelhante ao local onde a apresentadora da TV Globo (Ana Maria Braga) apresenta o seu programa. Neste ambiente, as paredes são todas de vidro, mas isso porque é (exclusivamente) para apresentar o programa. Para nós que residimos em casa, o ideal é pôr este material em locais que não comprometa a privacidade do ambiente.

Estando no trabalho, você não pode alterar muito o ambiente. O ideal é abrir as janelas quando for possível ou até usar telhas transparentes na cobertura dos espaços. Isso se aplica muito bem em fábricas ou galpões, pois há maior possibilidade de pôr um número maior desse tipo de telhas.

Combater a escuridão em alguns ambientes: Este é o dilema de muita gente! Mas, se você observar bem as dicas contidas neste artigo, certamente será possível evitá-la. Quem sabe sua casa esteja precisando de uma reforma não é mesmo? Aproveita e já tenta melhorar o espaço proporcionando uma melhor iluminação a seu ambiente. Saia desta escuridão!

Top