Cores em áreas sociais: como usar

O emprego das cores é extremamente importante para causar estímulos e sensações nas pessoas. Desta forma, os moradores precisam tomar cuidado com as combinações…

Por Isabella Moretti em 26/01/2012

Sala de estar, a principal área social da casa.

O emprego das cores é extremamente importante para causar estímulos e sensações nas pessoas. Desta forma, os moradores precisam tomar cuidado com as combinações e valorizar a proposta do cômodo que está sendo decorado. Um dos maiores desafios está em acertar as cores que predominam as áreas sociais da casa.

O que é área social?

A ideia de convivência está totalmente ligada à área social, por isso é válido que os cômodos preservem a atmosfera de recepção. Entre os ambientes que se encaixam nesta proposta estão à sala de estar, sala de jantar, varanda e mais recentemente a cozinha.

O uso das cores

Para receber bem as visitas em casa, os moradores precisam se preocupar com as cores que serão trabalhadas na sala de estar. Caso a intenção seja estimular o conforto e deixar a área energizada, recomenda-se usar os tons quentes para decorar o espaço. Experimente deixar uma das paredes com uma cor mais forte ou mesmo adicionar móveis e complementos que realcem as nuances. Vale marcar o contraste com um tom neutro, como o branco.

Segundo o Feng Shui, as cores quentes possuem um potencial energético muito forte e são completamente receptivas. No entanto, para que o efeito de cada tom seja positivo, torna-se necessário buscar a harmonia das combinações e evitar excessos. Quando existe muito vermelho, amarelo, laranja ou rosa no ambiente, as visitas acabam sendo influenciadas pela sensação de cansaço visual.

Caso a intenção do morador seja criar um ambiente mais simples e discreto, então ele deve apostar nos tons neutros na hora de decorar. As cores frias também podem ser empregadas em um projeto, principalmente para favorecer a questão do frescor, porém é recomendado evitar excessos para não causar frieza ou sono.

Ambientes integrados aumentaram a área social dentro de casa.

O fenômeno da integração de ambientes tem influenciado nas áreas sociais da casa moderna. A queda de algumas paredes transformou a cozinha numa área mais receptiva e acolhedora. Desta forma, as pessoas que estão na sala de estar ou na sala de jantar podem interagir com quem está preparando a refeição.

Nos ambientes integrados o uso das cores precisa ser harmônico e valorizar a questão do estilo. Mesmo com o colorido em alta, é importante considerar o conforto visual e as sensações causadas pelas variações cromáticas.

A parte externa da residência também conta com uma área social, trata-se da varanda. O ambiente é muito usado para receber amigos e familiares durante os dias quentes, dispondo assim de móveis confortáveis e até mesmo elementos paisagistas.

A varanda também é uma área social.

Aproveite as dicas e transforme o visual de cada área social por meio das cores.

Top