Hotéis que investem em sustentabilidade

Hotéis que investem em sustentabilidade

A sustentabilidade está em toda a parte, em todos os setores. Com isso, as empresas que desejam crescer, contribuir para o meio ambiente e…

Por Editorial MDT em 03/10/2011

A sustentabilidade está em toda a parte, em todos os setores. Com isso, as empresas que desejam crescer, contribuir para o meio ambiente e conquistar mais clientes, estão investindo cada vez mais em ações sustentáveis. Entre essas empresas estão os grandes hotéis pelo mundo. São ações caras, mas que trazem retorno em pouquíssimo tempo. O investimento sustentável é um pouco mais pesado do que o tradicional, mas as empresas que estão partindo para essa ideologia, estão cada vez mais satisfeitas com os resultados.

Entre os hotéis que investem em sustentabilidade, podemos citar a rede Novo Hotel, presente na China, Pequim e México. Os pontos positivos dessa empresa, quando o assunto é sustentabilidade, estão em: consumo de energia, sistema de coleta e reciclagem de resíduos, baixo desperdício de produtos, como papel, emissões de gases de efeito estufa, economia de água, entre outros.

Outra empresa que se destaca é a InterContinental, Singapura. O foco desse hotel está no baixo consumo de energia. Em pesquisas, o hotel apresentou quase 20% a mais de eficiência energética do que demais hotéis parecidos. Como você pode perceber, os hotéis que se preocupam com o meio ambiente estão instalados entre as regiões mais poluem, como a China, por exemplo. É comum que países como esses invistam em sustentabilidade, mesmo poluindo tanto.

Os hotéis sustentáveis estão cada vez mais modernos e passam por constantes reformas para se adaptarem à essa nova forma de administração. O Grand Palladium Jamaica and Lady Hamilton & Spa, na Jamaica, se destaca na baixa emissão de gases que contribuem para o efeito estufa. As pesquisas deixam a empresa entre as primeiras nessa característica. Já o El Tukan Hotel & Beach Club, no México, se destaca em cerca de 10 categorias sustentáveis. Entre elas estão a boa eficiência energética e a destinação correta de resíduos.

Na lista dos hotéis mais sustentáveis do mundo infelizmente não há nenhuma empresa brasileira, pelo menos por enquanto. O país vem investindo em ações sustentáveis, mas ainda não houve destaque no setor hoteleiro.

Para quem deseja conhecer um pouco mais dos hotéis que se preocupam com o meio ambiente, ainda podemos citar empresas como: Centara Karon Resort Phuket, La Cabana Beach & Racquet Club, Bina Burre Lodge (Austrália) e Heritance Ahungalla (Sri Lanka). São hotéis extremamente luxuosos e confortáveis, além de sustentáveis.

Top