Horta: como fazer, dicas, cuidados básicos

Horta: como fazer, dicas, cuidados básicos

A horta é um espaço montado na residência para cultivar hortaliças, como verduras e legumes. Para que as plantas cresçam saudáveis e possam ser…

Por Isabella Moretti em 27/06/2012

Cultivar uma horta pode ser um delicioso passatempo.

A horta é um espaço montado na residência para cultivar hortaliças, como verduras e legumes. Para que as plantas cresçam saudáveis e possam ser consumidas pelos moradores, é importante realizar os cuidados básicos e se preocupar, principalmente, com a manutenção da horta.

O cultivo de uma horta é considerado uma verdadeira terapia, pois o morador se torna responsável pelo plantio e pela sobrevivência dos vegetais. Ele precisa ainda levar em conta várias etapas para conseguir construir uma horta bonita, fértil e com variedade.

Como fazer horta em casa?

O primeiro passo para montar uma horta é a escolha do local, que precisa fornecer boas condições de luz e solo fértil para que os vegetais possam crescer saudáveis. Em seguida, o morador responsável pela montagem da horta deve definir o que vai cultivar.

Para fazer a escolha das hortaliças, é necessário avaliar o clima exigido por cada planta, o grau de dificuldade, o número de colheitas e o espaço ideal para o crescimento. Normalmente estas informações são encontradas nas embalagens das sementes vendidas em lojas especializadas.

Saiba mais: Como montar uma horta em casa – fotos, modelos

O solo da horta precisa ser fértil para que as plantas cresçam saudáveis.

Algumas espécies de planta se adaptam perfeitamente a uma horta caseira, como por exemplo, a couve-manteiga, a alface, a cebolinha, a beterraba, o tomate-cereja, a vagem, a rúcula e as ervas aromáticas.

Existe a possibilidade de semear direto no solo ou em bandejas. A segunda opção requer o uso de um recipiente específico para o cultivo das hortaliças, que pode ser encontrado nas casas agrícolas.

Antes de plantar no canteiro, é necessário preparar o solo que vai receber as sementes. O morador deve afofar a terra, pois as hortaliças são frágeis e não se desenvolvem em solos compactados. Caso não tenha uma enxada para realizar a etapa, vale apostar no uso de uma pá para remexer a terra seca ou levemente úmida.

O solo deve ser adubado para que as plantas possam contar com uma variedade de nutrientes. Entre os produtos indicados estão o adubo orgânico, o húmus de minhocas e o esterco curtido. É importante não exagerar na adubação da horta, caso contrário às plantas podem morrer.

As regas também são importantes para cultivar as hortaliças.

É importante marcar espaçamento para que as plantas não fiquem muito juntas no canteiro, além de avaliar a profundidade certa para o plantio das sementes. Depois de semear a terra, as primeiras regas precisam ser fortes e concentradas, pois elas são essenciais para o desenvolvimento das plantas.

Cuidados básicos com a horta

Os cuidados com a horta estão relacionados com a manutenção. Confira a seguir o que deve ser feito:

– A frequência de regas depende da cultura, mas em geral, é indicado que as plantas sejam regadas regularmente e sem encharcar a terra.

– As ervas daninhas que surgirem na horta devem ser arrancadas manualmente, pois elas roubam a água e os nutrientes das hortaliças.

– Para manter o solo rico em nutrientes, faça as adubações de cobertura.

Veja também: Horta vertical caseira

Top